25 Fev. 2022

Município de Tondela comparticipa esterilização e castração de animais de companhia

O Município de Tondela atribui um apoio financeiro para a esterilização e castração de animais de companhia.

A campanha “Esterilizar também é cuidar” arranca agora em março e decorre até agosto deste ano. Por cada castração feita em gatos é reembolsado o valor de 30 euros; pela esterilização em gatas são atribuídos 70 euros; na castração de cães é reembolsado o valor de 60 euros; e por cada esterilização feita em cadelas o valor a atribuir é de 110 euros.
Esta campanha é direcionada a todos os munícipes, sendo que o apoio é limitado a um número máximo de dois animais de companhia.
Os interessados devem dirigir-se ao Gabinete Veterinário Municipal, nas instalações do atual Canil Municipal, no estaleiro da autarquia. Podem ainda candidatar-se no site da Câmara Municipal de Tondela ou através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Para usufruir deste apoio, os proprietários dos animais deverão preencher o formulário de inscrição, apresentar o comprovativo de residência em Tondela e o comprovativo da identificação eletrónica com o registo atualizado no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC). No caso dos canídeos, deverão apresentar o boletim sanitário com a vacina antirrábica válida.
Recorde-se que esta campanha foi promovida, pela primeira vez, no ano passado e como resultado desta ação foi feita a esterilização e castração de 139 animais com dono, entre cães e gatos. Além da campanha, ao longo do ano de 2021, foram também feitas cirurgias a animais errantes adotados no canil municipal, bem como a gatos de colónias, abrangendo cerca de 170 animais.
O Município de Tondela continua atento e sensibilizado para a problemática do aumento dos animais errantes, adotando por isso uma estratégia de promoção da esterilização e do controlo da reprodução.

Download do Formulário