07 Mar. 2022

Festa do Livro e da Leitura arranca hoje com atividades para as escolas e famílias

A Festa do Livro e da Leitura começou hoje na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.

A abertura oficial esteve a cargo da presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, que aproveitou a ocasião para explicar aos mais novos a importância dos livros na infância. “Cada vez que abrimos um livro conhecemos mundos novos, que nos enriquecem, que nos tornam melhores pessoas e que são amigos que temos para a vida”, referiu a presidente.
A cerimónia contou também com a presença do vice-presidente, João Carlos Figueiredo, dos diretores dos Agrupamentos de Escolas Tomaz Ribeiro e Cândido Figueiredo, de representantes da ACERT e da Cooperativa Vários.
No decorrer da mesma, os alunos dos jardins de infância de Lajeosa, Adiça, Botulho e Molelos tiveram a oportunidade de assistir à peça “Na minha banheira cabe o mundo”, protagonizada pela Estação das Letras, com o objetivo de alertar os mais pequenos para a problemática das alterações climáticas.
Na tarde de hoje foi, ainda, inaugurada a exposição “O Universo dos Livros Cartoneros”, na Biblioteca Municipal. Esta exposição, que inclui mais de 100 livros de 19 países, resulta de uma parceria entre várias entidades, a que a ACERT e o Município de Tondela se associaram, e que pode ser visitada até ao final deste mês.
A programação da Festa do Livro e da Leitura é variada, desde encontros com escritores e ilustradores, espetáculos criados a partir de obras literárias, peças de teatro, workshops e o webinar “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara” sobre o humanismo e o humanitarismo de José Saramago, no ano em que se celebra o centenário do nascimento do escritor.
Durante a semana, as atividades são destinadas às escolas. Aos fins de semana, a programação convida à participação das famílias.
Integrada na Festa do Livro, está aberta ao público a Feira do Livro, com sugestões para adultos e crianças, que poderá ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 09:00 e as 18:00, aos sábados entre as 09:30 e as 12:30 e entre as 14:00 e as 18:00 e aos domingos entre as 14:00 e as 18:00.
A Festa do Livro e da Leitura decorre até 20 de março, composta por atividades online e presenciais, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e nos Agrupamentos de Escolas do concelho de Tondela.

O programa completo pode ser consultado em www.rbt.cm-tondela.pt.