31 Mar. 2022

Jueus integra rede de “Aldeias de Portugal”

A aldeia de Jueus, localizada na Serra do Caramulo, em Tondela, acaba de integrar a rede de “Aldeias de Portugal”, certificada pela Associação de Turismo de Aldeia (ATA).

A presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, esteve presente na cerimónia de entrega dos galardões, que decorreu na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), juntamente com os representantes dos municípios das aldeias que também integram esta rede.
Esta classificação integra-se na preocupação do Município de Tondela em valorizar e preservar a identidade do seu território enquanto elemento de atração turística.
Jueus é uma pequena aldeia, pitoresca, que atrai visitantes. As casas são, maioritariamente, compostas por pedras rústicas, sendo precisamente esse aspeto tradicional que lhe confere um caráter diferenciador.
Esta aldeia faz parte do território de intervenção da ADICES- Associação de Desenvolvimento Local. A mesma informa que “nos próximos meses serão dinamizadas no seio destas comunidades diversas iniciativas de animação e promoção das aldeias e dos seus produtos turísticos, sustentadas na genuinidade e nas experiências vividas na ruralidade do nosso território.”
O projeto “Aldeias de Portugal” – Consolidação e Replicação Nacional tem como missão reforçar o tecido demográfico das regiões mais isoladas, promovendo as aldeias e capacitando a sua comunidade, valorizar o património cultural dos territórios e consolidar a rede, alargando a sua representatividade a todo o território nacional.
Esta iniciativa realiza-se no âmbito do Projeto de Cooperação "Aldeias de Portugal - Consolidação e Replicação Nacional", financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2020.