31 Mar. 2022

Município e GNR entregam dispositivos de teleassistência a idosos do concelho

No âmbito do protocolo realizado entre o Município de Tondela e a Guarda Nacional Republicana (GNR), referente ao projeto eGuard- Sistema de Teleassistência a Idosos, decorreu, na terça-feira, a entrega de dispositivos de teleassistência a seis seniores do concelho, identificados com os critérios de vulnerabilidade e isolamento físico ou social.

Esta é uma ação conjunta entre a Ação Social do Município de Tondela e o Serviço de Prevenção Criminal (SPC) do Destacamento Territorial de Santa Comba Dão, tendo estado presentes na entrega dos equipamentos a vereadora com o pelouro da Ação Social, Vera Machado, e a técnica do Gabinete de Ação Social, Paula Henriques, acompanhadas por militares da GNR, Ricardo Sousa, Matilde Branco e Elsa Fernandes.
Estes dispositivos têm como finalidade prestar apoio no âmbito da segurança, uma vez que permite a monitorização e acionamento de meios de socorro, bastando premir o botão de SOS. Em caso de queda ou acidente é feito um acionamento automático e imediato.
Este projeto foi contextualizado junto de cada sénior, tendo sido ensinado a cada um como colocar o dispositivo na base de carregamento, a melhor forma de o transportar e explicado de que forma o mesmo pode ajudar em situações de perigo.
O Município de Tondela apoia este projeto piloto, que será realizado durante um ano. “Considera-se que esta é uma área de intervenção social importante, que poderá colmatar algumas necessidades de pessoas idosas que, no seu dia a dia, ainda mantêm alguma autonomia que lhes permite estarem nas suas residências. Contudo, a falta de retaguarda familiar contínua impede um acompanhamento mais próximo e, por isso, é de todo pertinente apoiarmos projetos que melhorem a sua qualidade de vida e que proporcionem mais segurança”, destaca a vereadora Vera Machado.