30 maio 2022

“Primavera Tondela Parque” arranca a 8 de junho com experiências para toda a família

O Município de Tondela promove, pela primeira vez, o “Primavera Tondela Parque”, um festival que junta a vertente musical e estética, de 8 a 12 de junho.
A apresentação da programação - que conta com os músicos Sara Correia, Paulo de Carvalho, Luís Represas, Dany Silva e Luís Portugal - realizou-se hoje de manhã, em conferência de imprensa, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tondela.
Vera Machado, vereadora responsável pelo pelouro dos eventos, explicou que este é o primeiro ano que o Município de Tondela aposta neste tipo de certame para que “o concelho e a cidade se tornem num grande palco de atração, criando um conceito inovador que oferece a possibilidade às famílias de desfrutarem dos nossos espaços”.
O “Primavera Tondela Parque” conta com três palcos dispostos pelo Parque Urbano, onde irão decorrer vários concertos com artistas nacionais e locais. A literatura, o desporto e a animação infantil também estarão em evidência, com destaque para a exposição de artefactos museológicos do Museu Terras de Besteiros e a possibilidade de consulta de livros ao ar livre, da Biblioteca Municipal, criando experiências únicas e dinâmicas durante estes dias.
A vereadora referiu ainda que, apesar do Parque Urbano ser o centro principal do festival, este será alargado às artérias da cidade, do Largo Anselmo Ferraz Carvalho à zona histórica, dinamizando também as zonas comerciais, que terão instalações de arte efémera. “O objetivo é que as pessoas possam desfrutar de um evento cultural em comunhão com a natureza, já que o Parque Urbano se encontra, nesta altura do ano, em todo o seu esplendor e viver experiências culturais durante estes cinco dias”.
A presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, explicou, durante a sua intervenção, que “este evento enquadra-se na política de dinamização dos espaços comerciais, trazendo vida à cidade, através de eventos culturais destinados a várias gerações e a toda a região”.
A autarca salientou ainda que este festival coincide com a data da comemoração da língua portuguesa e que, por isso, o festival privilegia artistas nacionais. “Queremos trazer artistas portugueses que também podem enaltecer a nossa língua mãe, envolvendo em simultâneo os nossos artistas locais, em sintonia com as organizações e o movimento associativo que temos no nosso concelho, associando-nos por isso à ACERT e à CIM Viseu Dão Lafões”, acrescentou.
“Este evento pretende envolver o público num conjunto rico de experiências, que proporcione a interação entre os participantes e o evento, permitindo que as pessoas possam desfrutar da nossa cidade”, concluiu.
O “Primavera Tondela Parque” pauta-se ainda pela sua preocupação com a sustentabilidade em todas as suas vertentes, onde a decoração utilizada será reciclável e reutilizável, uma inovação no concelho de Tondela.

DIA 8
PALCO 1 - LUIS PORTUGAL