21 Nov. 2022

Inauguração da nova exposição no Museu Terras de Besteiros

A exposição “Na Fé de uma Comunidade – Vilar de Besteiros”, foi inaugurada, ao final da tarde de sexta-feira, dia 18 de novembro, no Museu Terras de Besteiros e contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, do vice-presidente do Município de Tondela, João Carlos Figueiredo, do Bispo da Diocese de Viseu D. António Luciano, do Senhor Padre Sérgio Pinho e da coordenadora do Departamento de Bens Culturais da Diocese de Viseu, Dra. Fátima Eusébio.

No decorrer da cerimónia de inauguração, Carla Antunes Borges referiu-se à exposição como sendo “uma forma de expressar a fé e a vivência religiosa da comunidade de Vilar de Besteiros ao longo dos séculos.” A presidente da Câmara Municipal destacou ainda a importância da realização deste tipo de iniciativas, no Museu Municipal, para todos os visitantes. “Acreditamos que este espaço de exposição, dentro do Museu Terras de Besteiros, tem que ser continuamente um espaço vivo, onde a pintura, a escultura ou qualquer outra forma de arte nos estimulam a percorrer o caminho das nossas vidas coletivas, numa constante e inquietante procura de respostas para os nossos desafios”.
O Vice-Presidente do Município de Tondela, João Carlos Figueiredo, relembrou “o objetivo a que o Município de Tondela se propõe durante o ano de 2023 de realizar a candidatura do Museu Terras de Besteiros à credenciação na Rede Portuguesa de Museus.”
A exposição realiza-se no âmbito dos 250 anos da construção da torre da Igreja de São João Batista de Vilar de Besteiros, esta exposição compreende peças pertencentes aos vários espaços de culto da paróquia, concretamente à Igreja Matriz, à Capela de Nossa Senhora das Necessidades e à Capela de Nossa Senhora do Rosário.
O Município de Tondela lança o convite, a todos, para virem conhecer o Museu Terras de Besteiros e visitarem a exposição "Na Fé de uma Comunidade - Vilar de Besteiros”, que estará patente até ao dia 21 de janeiro de 2023.