09 Jan. 2023

A Igreja Matriz de Santiago de Besteiros classificada monumento de interesse público

No âmbito da salvaguarda e valorização do património arquitetónico foi publicada no Diário da República n.º 2/2023, Série II de 2023-01-03 (p. 279-282), a portaria n.º 3/2023, relativa à classificação, como monumento de interesse público (MIP), da Igreja de São Tiago, matriz de Santiago de Besteiros, incluindo o património móvel integrado e à fixação da respetiva zona especial de proteção (ZEP).

A data de fundação do edifício primitivo - tinha uma nave e cinco altares com as respetivas irmandades; pertencia ao padroado real, passando à comenda de Cristo - é desconhecida, contudo a referência mais antiga data de 1504, quando no seu interior foi instituído o altar do morgadio de Santo André. Em 1760, o Bispo de Viseu autorizou a demolição da igreja primitiva, que estaria em mau estado de conservação, para a construção de uma nova. A atual, de caraterísticas setecentistas, foi benzida em 1767, mas a sua total edificação unicamente foi concluída em 1781. Destaca-se pela fachada tardo-barroca, com portal, janelas e frontão de molduras recortadas e contracurvadas. Sobre a porta encontra-se o nicho com a imagem de São Tiago e, no remate do frontão, uma vieira que demonstra a importância da paróquia nos caminhos de peregrinação - Caminho de Santiago “Caramulo-Vale do Vouga”.
Todo o processo poderá ser consultado na página da Tutela do Património Cultural (Direção-Geral do Património Cultural) e do Diário da República.