02 Mar. 2023

Tondela apresenta eventos e oferece merenda na BTL

O concelho de Tondela esteve em destaque esta quinta-feira (2 de março) no stand da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

O Município apresentou o calendário de eventos para este ano de 2023, destacando, entre outros a FICTON e a Queima do Judas, que abre o cartaz de iniciativas culturais e desportivas.
Antes disso, a autarquia ofereceu uma Merenda Ao Tondela, em que deu a provar alguns dos melhores produtos e iguarias do concelho, como os queijos e enchidos, a broa, as papas de milho e o cabrito da Serra do Caramulo, tudo regado com os melhores vinhos do Dão produzidos no concelho. Foram muitas as pessoas que se deliciaram com o que de melhor as Terras de Besteiros têm a oferecer.
A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, disse que Tondela não podia estar ausente daquela “que é a maior montra do turismo nacional”.
“Hoje, aqui neste magnífico stand, que tão bem representa o território da comunidade nas suas mais variadas vertentes, apresentamos Tondela como destino turístico, oferecendo a todos os que a visitam, inúmeras ofertas variadas e complementares”, referiu.
A autarca salientou que apesar “das marcas profundas deixadas pela pandemia da Covid-19 no setor do turismo, os indicadores turísticos no concelho já começaram a melhorar”, sendo “prova disso as perto de 32 mil dormidas registadas no último ano, segundo dados do INE”.
Face a 2021 verificou-se uma subida de 56% nas dormidas. Já quanto ao número de hóspedes, registou-se um crescimento de 59%, o que afirmou Tondela como o terceiro município da região Viseu Dão Lafões com mais pessoas alojadas em unidades hoteleiras.
Na opinião da presidente da Câmara de Tondela, estes indicadores conseguidos em 2022, resultam “em primeiro lugar do esforço dos operadores e hoteleiros instalados no concelho”, sendo também um reflexo da estratégia de valorização do concelho e das potencialidades turísticas do território.
No discurso que fez na BTL, Carla Antunes Borges salientou que a autarquia “está empenhada em atrair ainda mais turistas ao território, mas também investidores, sejam eles ligados ao turismo ou outros ramos de atividade”.
Lembrando que Tondela é um “concelho impulsionador da economia regional e nacional”, a edil vincou que o município é também “um território que respira cultura, tradições, património e desporto”.
São essas marcas que, acrescentou, a Câmara promoverá no calendário de eventos neste ano de 2023.
O programa arranca a 8 de abril, com a Queima e Rebentamento do Judas, uma tradição ancestral, recuperada pela ACERT há quase 30 anos. Trata-se de um espetáculo de teatro comunitário que se funde com outras expressões artísticas, como a dança e a música ou o fogo-de-artifício.
A 20 de maio realiza-se a Festa das Cruzes, no Guardão, uma das freguesias da Serra do Caramulo. A Ascensão como também é conhecida é uma manifestação religiosa que junta comunidades das freguesias vizinhas de Castelões, Santiago de Besteiros e de Campo de Besteiros que, cumprem, anualmente, “a promessa antiga” de agradecimento à Nossa Senhora dos Milagres pela sua ajuda na expulsão definitiva dos mouros por aquelas paragens. Esse agradecimento é feito com a apresentação de cruzes enfeitadas com motivos vegetais, grinaldas e ouro,
Ainda em maio, a 20 e 21, Molelos, a freguesia do barro negro, acolhe um evento único, a Soenga, em que é recriada a cozedura tradicional das loiças de cerâmica.
A 15 e 16 de julho realiza-se mais uma Rampa do Caramulo, naquela que vai ser a sétima e penúltima prova do calendário de 2023 e que terá o aliciante extra de poder decidir o título nacional em algumas categorias.
Em setembro, as emoções serão outras com a FICTON – a Feira Industrial e Comercial de Tondela, a montra das potencialidades económicas do concelho.
“O Município vai continuar a fazer desta festa o grande evento de promoção e projeção do concelho, aliando a tradição à modernidade, divulgando o que de melhor se faz e constrói neste território no domínio empresarial, social, cultural e associativo, numa afirmação crescente de liderança”, defendeu Carla Antunes Borges.
A estes eventos há que somar muitos outros, como o Tondela Brancos Dão ou o Primavera Parque, que se realizarão em junho.
Destaque também para o Motorfestival, que vai decorrer de 8 a 10 de setembro. A organização está a cargo do Museu do Caramulo e do Automóvel Club de Portugal, com o apoio do Município.
Salvador Patrício Gouveia, da organização, prometeu, na BTL, “um evento para a família inteira e não apenas para os maluquinhos dos carros”, num autêntico “Rock in Rio motorizado”, que contará com mais de 1.100 carros e motas.
Os promotores do festival esperam novamente 40 mil visitantes, num ambiente que “é diferente todos os anos” e que terá sempre “coisas novas”.