03 Mar. 2023

Município de Tondela promove ações para combater a obesidade

A Câmara de Tondela lançou um conjunto de iniciativas para alertar crianças, jovens, pais e encarregados de educação para a adoção de uma alimentação mais saudável. A ação decorre no âmbito da Dia Mundial da Luta Contra a Obesidade, que se assinala este sábado (dia 4 de março).

Nas entradas das escolas do 1º ciclo do ensino básico e jardins de infância do concelho foram colocados painéis informativos, dirigidos aos encarregados de educação onde são apontados exemplos de alimentos que devem ser evitados nas lancheiras.
Já nos estabelecimentos de ensino do 3º ciclo e secundário foram instaladas tarjas com a frase “Alimentação saudável pensa na tua saúde”. A mensagem é dirigida sobretudo aos alunos adolescentes, tendo o objetivo de os sensibilizar para a importância de escolherem uma alimentação mais saudável, equilibrada, completa e variada.
Porque “uma imagem vale mais que mil palavras”, na cidade foram colocados estrategicamente cartazes para sensibilizar a população para os perigos da obesidade e de uma alimentação desequilibrada.
Esta sexta-feira (03 de março), o vice-presidente da Câmara e vereador com o pelouro da Educação na Câmara Municipal, João Carlos Figueiredo, a diretora de Departamento da Educação do município, Raquel Nunes, e a nutricionista da autarquia, Emília Rodrigues, percorreram algumas das escolas e jardins de infância do concelho onde distribuíram panfletos com várias sugestões de alimentos saudáveis que os pais podem colocar diariamente na lancheira dos filhos.
A obesidade é considerada uma doença crónica, sendo um fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças crónicas e uma das principais causas de mortalidade e morbilidade.