17 Mar. 2023

Roteiro para o Dia do Pai em Tondela

O Dia do Pai está aí à porta e em Tondela há várias atividades, experiências e locais que podem e devem ser visitados em família neste dia tão especial.

No Caramulo é “obrigatório” fazer um “pit stop” para ver a coleção de automóveis, entre outras obras de arte, que fazem parte do acervo do Museu.
Ainda na Vila caramulana, pais e filhos podem passar pelo novíssimo Caramulo Experience Center, um espaço criado pelo Museu onde os visitantes podem não só ver “máquinas” com história a serem restauradas como até circular nelas.
Para os amantes da natureza, o município sugere os vários percursos pedestres existentes em todo o concelho. Habitantes e turistas têm à disposição seis rotas que os levarão a conhecer a história de Tondela e locais de cortar a respiração.
A Ecopista do Dão, que também dispensa apresentações, é outro sítio de passagem obrigatória, oferecendo às famílias a oportunidade única de fruir da natureza a caminhar, de bicicleta ou de trotineta.
Em família, também merece ser visitado o Parque Urbano de Tondela, onde pode relaxar, praticar exercício físico e levar os mais pequenos aos baloiços. Também pode fazer slide e até andar de skate.
A cascata da Bica da Pena, em Pedronhe, em plena serra do Caramulo, é outro local imperdível. A queda de água é acessível a miúdos e graúdos. Ainda na montanha, há que visitar o Cabeço da Neve, para se deslumbrar com a paisagem em redor e a planície entre as serras do Caramulo e da Estrela. Ali bem perto, no Caramulinho, e em dias e sol, conseguirá ver o mar em Aveiro.
Para os amantes de vinhos, recomendamos a realização do terceiro roteiro da Rota do Vinho do Dão, dedicado às Terras de Besteiros.
A viagem exige também uma paragem em Molelos, para ver o famoso bairro negro.
No caminho encontrará um sem número de restaurantes onde poderá deliciar-se com os sabores e produtos únicos do concelho tondelense, como o Cabrito da Serra do Caramulo.