22 Mar. 2023

Alunos e professores espanhóis recebidos nos paços do concelho

Um grupo de 14 alunos do 10º ano e três professores espanhóis, que estão de passagem pelo concelho, no âmbito de um intercâmbio com a Escola Secundária de Molelos, foi recebido na tarde desta quarta-feira (22 de março) na Câmara de Tondela pelo vice-presidente da autarquia, João Carlos Figueiredo e pelo vereador com o pelouro da Juventude, Francisco Fonseca.

Os estudantes da escola IES Fernando de Rojas, em Salamanca, chegaram hoje e estarão por Tondela até sexta-feira no decorrer do projeto eTwinning, iniciado em setembro do ano passado, e que já levou, em outubro, uma comitiva da Secundária de Molelos até terras do país vizinho.
Ao grupo de estudantes e professores espanhóis, no salão nobre dos paços do concelho, juntaram-se 20 alunos do 11º ano e alguns professores de Molelos.
Na sessão, o vice-presidente da Câmara e vereador com o pelouro do ensino, João Carlos Figueiredo, disse que a “Educação é para o executivo uma aposta fundamental no desenvolvimento do território”.
“Recebemos-vos com agrado e gosto. Estes intercâmbios são fundamentais do ponto de vista dos conhecimentos e da parte humana. Ninguém pode ser um bom profissional se não for um bom ser humano”, afirmou, contando depois um pouco da história do concelho de Tondela.
A receção terminou com a entrega de lembranças e a tradicional fotografia de grupo.
Depois da passagem pelos paços do concelho, os alunos portugueses e espanhóis realizaram uma peddy paper no centro da cidade de Tondela.
Nos próximos dias, os jovens vão visitar o Caramulo, empresas do concelho e em grupos, compostos por estudantes de ambos os países, irão desenvolver ideias de negócio que poderão ser desenvolvidas em Tondela e Salamanca.
A comitiva espanhola vai ficar hospedada em casa dos alunos da Secundária de Molelos até ao final do intercâmbio na sexta-feira.