23 Mar. 2023

Tondela adere à Hora do Planeta

A Câmara de Tondela associou-se este ano, e pela primeira vez, à Hora do Planeta, uma iniciativa organizada pela Associação Natureza Portugal e World Wildlife Fund (WWF).

Este sábado (25 de março) durante 60 minutos, entre as 20h30 e as 21h30, monumentos e espaços verdes no concelho estarão às escuras, numa medida que a que se juntarão milhões de pessoas em todo o mundo para celebrar a chamada Hora do Planeta.
Tondela é um dos mais de 50 municípios em Portugal a aderir à campanha de reflexão sobre as alterações climáticas, comprometendo-se a desligar durante uma hora a iluminação no Largo Anselmo Ferraz de Carvalho, Parque Urbano de Tondela, Igreja Matriz, fontes luminosas (ACERT e Ao’Tondela), Parque do Campo de Besteiros e na mesma freguesia o Parque do Calvário.
Nesta edição de 2023, a Hora do Planeta é dedicada ao tema da “Alimentação” e ao conceito “Desliga-te. Dedica uma hora ao planeta”. Nesse sentido, e atendendo à importância da campanha, a Câmara Municipal de Tondela compromete-se no presente ano a “sensibilizar a toda a população para a adoção de hábitos de alimentação saudáveis, promovendo a alimentação sustentável, o uso sustentável do solo e a economia circular”.
“Promover o consumo de produtos locais de forma a reduzir o impacto ambiental; Incentivar, capacitar e consciencializar a comunidade para a valorização da compostagem” são outros compromissos assumidos pela autarquia perante a organização global de conservação de natureza.
Os promotores da iniciativa e o município desafiam ainda as empresas e os cidadãos a associaram-se a este que é o maior momento da Terra, para a Terra.
Juntos, podemos criar um raro momento de união pelo planeta, destacando a perda da natureza e a crise climática em escala global e inspirando outros a agir e a defender mudanças urgentes.