24 Mar. 2023

Obras da frente Ribeirinha prontas até ao final do primeiro semestre

A presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, e os vereadores João Carlos Figueiredo, Vera Machado e Francisco Fonseca, visitaram na última quinta-feira (23 de março) o andamento das obras da frente ribeirinha, um projeto que dará origem à criação de mais um parque na cidade, desta vez virado para Rio Dinha.

Os trabalhos estão bem adiantados, estando prevista a sua conclusão dentro do prazo estabelecido, ou seja, até ao final do primeiro semestre deste ano.
O projeto orçado em cerca de 1,4 milhões de euros, que recebeu apoio de fundos comunitários de 1,1 milhões de euros, prevê a recuperação ambiental e paisagística do ecossistema ribeirinho do Dinha e a requalificação do património existente naquela zona da cidade.
O novo parque terá um circuito pedonal e ciclável ao longo do curso de água. Foi erguida uma ponte, que liga ambas as margens, e que vista do céu tem o formato de um X, sinalizando, ainda que de forma simbólica, o Dinha.
No rio foram reabilitados os açudes por forma a criar espelhos de água e a permitir uma vivência lúdica do Dinha. As margens também foram requalificadas. O antigo lagar de azeite, existente junto numa das margens, foi mantido, tendo sido erguida uma estrutura metálica que “desenha” as arestas em falta.
As novas zonas verdes serão regadas com os poços existentes no espaço, que terá ainda um pequeno bar de apoio e balneários, logo à entrada, onde antes funcionavam os serviços de metrologia.
O projeto da frente ribeirinha vai dar uma nova “vida” a uma zona da cidade de Tondela que possui elevado potencial e será complementado pelo Centro Tecnológico e de Empreendedorismo, que está a ser construído junto ao futuro parque, nas antigas instalações da adega da Federação dos Vinicultores do Dão.