27 Mar. 2023

Canil Municipal recolheu 80 animais e promoveu a adoção de 205

O Canil Municipal de Tondela recolheu o ano passado 80 animais, mais dois do que em 2021. Ao todo, os serviços da autarquia capturaram das ruas 55 cães e 25 gatos. Alguns desses animais encontravam-se já sem vida quando foram recolhidos.

O Canil Municipal promoveu em 2022 a adoção de 205 patudos (105 gatos e 100 cães), mais 14 do que em 2021. Nem todos os animais abandonados que ganharam um novo lar passaram pela infraestrutura, que está localizada nos estaleiros municipais. Parte deles foram entregues diretamente aos novos donos.
Nesta altura, o Canil encontra-se completamente lotado, encontrando-se no espaço atualmente 24 cães. Sempre que uma jaula fica vaga, rapidamente é preenchida por um outro animal errante.
Ainda em 2022, o Canil Municipal vacinou contra a raiva 469 canídeos, mais 26 do que no ano anterior. Foram ainda efetuadas 487 identificações eletrónicas (mais 181) e 453 esterilizações (mais 126).
A Câmara Municipal de Tondela, recorde-se, está a levar a cabo mais uma campanha de apoio à esterilização de animais de companhia “Esterilizar também é cuidar”. A ação decorre até agosto deste ano.
Até lá, é comparticipada a esterilização e ou castração dos patudos sob a forma de reembolso no valor de 125 euros para as cadelas, 70 euros para os cães, 80 euros para as gatas e 35 euros para os gatos.
Este apoio está limitado a dois animais de companhia por cada agregado familiar e só é válido para os moradores do concelho.