29 Mar. 2023

Termas de Sangemil reabrem este sábado

As Termas de Sangemil, localizadas em Lajeosa do Dão, no concelho de Tondela, reabrem ao público no próximo sábado (1 de abril). A estância termal vai manter-se de portas abertas até 30 de novembro.

Em 2022, passaram pelas termas 662 aquistas. Os indicadores estatísticos apontam para uma subida de 27% no número de termalistas. Pelo complexo passaram 294 clientes no terceiro trimestre do ano, 165 no segundo e 163 no quarto trimestre de 2022.
A estância termal foi procurada sobretudo para o chamado termalismo terapêutico. Quatrocentos e vinte e seis pessoas escolheram Sangemil para fazerem este género de curas, o que representa um crescimento de cerca de 5%.
O aumento mais expressivo registou-se na vertente de bem-estar, que subiu 139%, com 196 clientes.
No ano passado, as Termas de Sangemil faturaram 119 mil euros, mais 10% do que em 2021, sendo que a maior parte deste montante fica a dever-se ao termalismo clássico.
O complexo termal abriu ao público, nas atuais instalações, em 1994, mas as águas sulfurosas são usadas para efeitos terapêuticos desde o século XVIII.
As termas estão vocacionadas para o tratamento de doenças reumatológicas e músculo-esqueléticas e ainda das vias respiratórias, como sinusite, rinite, faringite ou bronquite.
As águas são captadas a uma profundidade de cerca de 100 metros a uma temperatura de 49 graus.