30 Mar. 2023

Novas ações de sensibilização sobre incêndios agendadas para domingo

As ações de sensibilização sobre incêndios florestais e outras matérias relacionadas com a proteção civil que foram adiadas foram remarcadas para o próximo domingo (2 de abril).

As sessões, promovidas pelo Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Câmara de Tondela, vão decorrer no período da manhã nas freguesias de Parada de Gonta, Caparrosa e Silvares e S. Miguel do Outeiro e Sabugosa.
As ações informativas, que decorrem no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, estão a ser levadas a cabo pelo GFT para alertar a população para temas relacionados com os incêndios rurais, a floresta e a proteção civil.
Entre outros assuntos, os técnicos do município falam acerca do uso do fogo, nomeadamente a queima de amontoados, da realização de fogueiras e queimadas, do lançamento de foguetes e de outras formas de fogo.
As comunidades estão a ser esclarecidas igualmente sobre o condicionamento de atividades devido ao risco de incêndio, sejam eles eventos culturais, desportivos ou de outra natureza, também sobre a circulação ou permanência em áreas públicas ou comunitárias, a utilização de maquinaria e equipamentos e o depósito de madeiras e outros produtos inflamáveis.
O projeto “Aldeia segura, pessoas seguras”, o cadastro dos terrenos, a limpeza das parcelas e as medidas de proteção a adotar em caso de incêndio são outros temas focados, assim como o arvoredo queimado e com sintomas de doenças ou pragas, nomeadamente a doença do nemátodo do pinheiro.

02 de abril (domingo)
09h00 – Centro Social e Paroquial de S. Miguel do Outeiro