30 Mar. 2023

Equipas móveis do BUPi continuam no terreno

As equipas móveis do Balcão Único do Prédio (BUPi) vão estar no próximo mês de abril em mais quatro freguesias do concelho de Tondela.

Entre os dias 3 e 14 de abril, os técnicos afetos ao projeto estarão a identificar e localizar terrenos na União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e em Canas de Santa Maria. Já de 17 a 28 de abril vão estar na União de Freguesias de S. João do Monte e Mosteirinho e em Lajeosa do Dão.
De 1 a 12 de maio uma equipa estará em Ferreirós do Dão e a outra, entre os dias 1 e 5 de maio, em Dardavaz e, de 8 a 12, em Tonda.
Seguem-se de 15 a 19 de maio a União de Freguesias de S. João do Monte e Mosteirinho e Campo de Besteiros e de 22 a 26 de abril o Guardão e a União de Freguesias de Caparrosa e Silvares.
As equipas móveis e o Balcão Municipal estarão disponíveis até 30 de junho para efetuar a identificação das parcelas a título gratuito.
Até à data, no concelho de Tondela já foram identificados 26.250 terrenos rústicos, o que representa apenas cerca de 22% do total de matrizes registadas em todo o território. Tondela continua, ainda assim, a ser dos municípios do país com mais propriedades identificadas.
No município há ainda muito trabalho pela frente. Apesar das inúmeras iniciativas de promoção e divulgação, a adesão ao projeto ainda está aquém das expectativas.
Continuam a existir proprietários a pensar que por terem os terrenos registados não necessitam de fazer o BUPi. Esta é uma ideia errada, porque se a identificação não for feita os seus donos ficam impedidos de realizar qualquer transação seja venda, doação ou partilhas dos seus terrenos.
Para facilitar a identificação e localização dos terrenos, e garantir um maior rigor ao processo, foi desenvolvida e disponibilizada a nível nacional uma aplicação para telemóvel (BUPi App) que os proprietários, por si próprios ou com a ajuda dos familiares mais jovens, poderão utilizar de forma gratuita para efetuar o levantamento dos seus terrenos, encaminhando à posteriori os dados obtidos para os técnicos concretizarem os processos de identificação na plataforma.
No sentido de ajudar os habitantes do concelho no registo das suas propriedades, o município dispõe também de um balcão onde as pessoas podem dirigir-se para identificar as suas parcelas. As diversas freguesias do concelho estão igualmente a ser percorridas por duas equipas móveis que vão ao encontro dos cidadãos para os apoiar neste processo.

Quais os documentos necessários para localizar os terrenos?
- Cartão de Cidadão e a Caderneta Predial. Alternativamente poderá apresentar a senha de acesso ao portal das Finanças e consultar a Caderneta Predial atualizada.
- Deverá saber identificar a sua propriedade no mapa, ou trazer o levantamento dos limites da sua propriedade obtido através da aplicação BUPI ou GPS.
- Se a propriedade está em nome de Herança, o BUPi poderá ser efetuado por qualquer um dos herdeiros, devendo ser apresentada uma das seguintes
informações:
NIF da herança (em regra consta da caderneta), ou Participação imposto de selo, ou Habilitação de herdeiros

Onde pode identificar as suas propriedades?
Junto das equipas móveis do projeto BUPi, que estão a palmilhar as diferentes freguesias do concelho, ou no Balcão do BUPi, junto à Câmara Municipal.
Pode efetuar o pedido de marcação ou esclarecimentos através dos contactos:
Balcão BUPi Tondela - 967 130 986 ou Equipa 1 – 967 131 041 ou Equipa 2 – 967 130 94