31 Mar. 2023

Presidente da República e primeiro-ministro prometem voltar a Lajeosa do Dão no próximo ano

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, passaram esta sexta-feira (31 de março) por Lajeosa do Dão, em Tondela, onde visitaram as obras de construção do lar de idosos, centro de dia e creche da Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva do Vinhal.

O projeto, orçado em cerca de três milhões de euros, está a ser executado com a ajuda do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Município de Tondela, que financiou a empreitada com mais de um milhão de euros.
Na deslocação a Lajeosa do Dão, estiveram ainda presentes a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, o secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, António Mendonça Mendes, e a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.
A visita às obras foi acompanhada pela presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, e pelos restantes elementos do executivo municipal.
A autarca e o presidente da associação do Vinhal convidaram os chefes de Estado e de Governo a inaugurarem o novo edifício da instituição social já no próximo ano, tendo ficado acertado, entre todos, que a fita do lar de idosos será cortada a 16 de setembro, data do feriado municipal em Tondela.
Carla Antunes Borges apelou também ao primeiro-ministro e restantes elementos do Governo para aprovarem uma reprogramação física e financeira dos projetos apoiados pelo PRR e prometeu que o concelho e, em particular, o município irão fazer “uma boa gestão” dos fundos da chamada bazuca europeia.
A presidente da Câmara de Tondela pediu ainda a António Costa uma discriminação positiva os concelhos do interior do país, nomeadamente no que diz respeito à comparticipação da Segurança Social (SS) por utente nas diversas valências das instituições sociais, como por exemplo os infantários.
“Se queremos captar e estimular a vinda de pessoas e de um casal novo que se queira aqui fixar, se eles não tiverem a retaguarda de uma creche não conseguem fazê-lo”, afirmou.
“Há falta de respostas desta natureza, sentimos necessidade de mais e acima de tudo achamos que tem que haver uma discriminação positiva para territórios como o nosso”, continuou, salientando que as regras não podem ser as mesmas em relação aos grandes centros urbanos.
“Senhor primeiro-ministro, deixo-lhe aqui o meu apelo, introduza uma medida de discriminação positiva para estas instituições de maneira a que o valor que a SS dá e comparticipa a estas instituições por utente [seja mais alto]”, defendeu.
A Estrutura Residencial para Idosos da Associação do Vinhal vai ter capacidade para 33 seniores, a creche para 33 crianças, já o centro de dia da instituição poderá receber 20 utentes. O apoio domiciliário passará de 30 para 40 beneficiários. O número de funcionários vai passar dos atuais 11 para 45.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou “imenso” agradado com o projeto da Associação do Vinhal, que representa “um sonho fundamental” das gentes de Lajeosa do Dão.
“A senhora presidente da Câmara, o senhor presidente da Junta e o presidente da associação explicaram porquê, o que foi preciso esperar para finalmente estarmos a um ano e poucos meses da inauguração, que ficou prometido que era a 16 de setembro. Esperamos cá estar”, disse.
“O projeto é bem esgalhado, como costumamos dizer em termos populares, é muito bem concebido, tem condições sociais para todas as idades e pode dar vida à comunidade”, acrescentou.
Também o primeiro-ministro, António Costa, defendeu a obra em curso que classificou como “muito importante porque junta todas as gerações”.