29 maio 2023

Personalidades do concelho homenageadas no evento “Rancho.14”

O empresário e antigo presidente da Assembleia Municipal de Tondela Joaquim Coimbra, o cavaleiro natural do concelho António Matos Almeida e a Associação Recreativa e Cultural de Alvarim (ARCA) foram homenageados, este sábado (27 de maio), na quinta edição do "Rancho.14", um evento promovido pela Associação Viriatos.14 e pela Câmara Municipal de Tondela.

A iniciativa  contou com a presença, entre os convidados, do ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.
Joaquim Coimbra recebeu o Viriato honorário de carreira. Já ao desportista António Matos Almeida e à ARCA foi entregue o Viriato honorário 2022. Na sessão foram ainda homenageados, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras o empresário Fernando Correia, a quem foi atribuído o Viriato honorário de carreira.
“São pessoas e instituições de todos bem conhecidos [que foram distinguidas] pelo que foram, pelo que são e pelo que deles se espera”,  salientou o major-general Carlos Chaves, o presidente da Associação Viriatos.14.
A presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, dirigiu-se, em particular aos homenageados do concelho, realçando que as distinções atribuídas, os Viriatos Honorários, valorizam acima de tudo “o passado e o trabalho”.
O empresário e antigo autarca Joaquim Coimbra foi descrito por Carla Antunes Borges como um “grande empreendedor” que “ensinou, acompanhou e mostrou o caminho do trabalho, do empenho e que soube liderar”. “Quero aqui agradecer-lhe aquilo que fez pela minha geração e aquilo que continua a fazer pelo futuro dos nossos jovens, filhos e netos”, disse.
Já em relação ao cavaleiro António Matos Almeida, a autarca falou de “um espírito jovem e livre, alguém que tem uma prática desportiva diferente, que quebrou as regras, de certa maneira, e que quer trazer algo de diferente ao concelho”.
“É nestes valores que nos associamos a si porque sabemos que a sua participação na área desportiva conquistou prémios para si, mas também para Tondela. E é um exemplo vivo daquilo que os nossos jovens poderão fazer, mesmo estando no interior”, defendeu.
A presidente da Câmara de Tondela referiu-se ainda à ARCA, destacando o trabalho desenvolvido pelo seu grupo de teatro, o Teia, que tem uma nova peça, “O homem de branco”, que está a percorrer “vários concelhos pelo país fora, levando consigo o nome de Tondela”.
“A ARCA é um testemunho de que quando muito se deseja se consegue alcançar o sucesso”, rematou.
O “Rancho.14" juntou dezenas de pessoas este sábado em Tondela. O evento iniciou-se com uma receção nos paços do concelho, seguindo-se uma visita ao Museu Municipal Terras de Besteiros. Depois decorreu um almoço, de rancho, no Mercado Velho, onde foram feitas as homenagens. O dia terminou com uma visita ao Museu do Caramulo.