17 Jun. 2013

Seminário da Rede Social de Tondela “10 Anos em Rede”

O Município de Tondela, no âmbito das iniciativas do seu gabinete de Ação Social, organizou, o seminário comemorativo dos 10 anos de implementação do Programa da Rede Social no concelho de Tondela, no dia 7 de junho, no auditório municipal.

Na sessão de abertura destas jornadas de trabalho estiveram presentes, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, o Dr. Carlos Marta, o Sr. Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, o Dr. Marco António Costa, o Sr. Dr. António Tomás Correia, Presidente do Conselho de Administração do Montepio, o reverendíssimo Senhor Bispo Dom Ilídio Pinto Leandro e o Sr. Presidente da Assembleia Municipal, o Sr. Joaquim Coimbra.

Este evento contou com o contributo de personalidades com inegável reconhecimento institucional, académico e científico, tendo sido abordados, temas nas áreas do Voluntariado, com as preleções da Dra. Elisa Borges, em representação do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, da Cidadania, com o Dr. João Ascenço, em representação da Coordenação Nacional do Ano Europeu dos Cidadãos, da Economia Social, com o Sr. Dr. António Tomás Correia, da Responsabilidade Social das Empresas, com o Dr. João Cotta, presidente da direção da AIRV, do Emprego e Formação Profissional, com o Dr. José Ambrósio, da Intervenção em Rede, com a Dra. Mariana Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social, do Empreendedorismo Criativo, com o Dr. João Abreu e Raquel Sampaio, a divulgação das Boas Práticas da Rede Social de Tondela, com o Dr. Paulo Caridade, a Dra. Dina Faria, em representação do serviço SOS Criança, do Instituto de Apoio à Criança.

A moderar o seminário esteve a Dra. Rosa Monteiro, doutorada em sociologia e investigadora do Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra. Os momentos artísticos deste evento foram marcados pelas atuações do Grupo Coral e Instrumental do Agrupamento de Escolas de Tondela, Cândido de Figueiredo e pela atuação do grupo do CAO I da VÁRIOS. Para a apresentação dos preletores e respetivos trabalhos, contámos com a especial colaboração da Dra. Ângela Mota, médica de família. Como balanço final, considera – se efetivado um exercício de reflexividade critica sobre estas matérias, face aos desafios contemporâneos, que podem percorrer para uma nova geração do Programa da Rede Social.

A todos os intervenientes nesta iniciativa, deixamos um reconhecido agradecimento.