14 Jul. 2011

XIII Jogos Desportivos – A Festa Final

O Parque Urbano de Tondela vibrou com a alegria contagiante da juventude que invadiu aquele magnífico “espaço de natureza”, para assistirem à «Cerimónia de Encerramento dos XIII Jogos Desportivos do Concelho».

A noite de sábado passado, que se anunciava com temperaturas um pouco baixas para a época, começou a aquecer a partir das 20:30h com a chegada de mais de 1 milhar de atletas, seus dirigentes, técnicos e demais acompanhantes, à grande festa do desporto associativo. Embora o objectivo fundamental desta cerimónia, seja a entrega dos prémios aos vencedores das modalidades competitivas, a verdade é que os participantes dos Jogos Desportivos, bem como o público que normalmente acompanha este projecto, vêm com o espírito de enorme amizade, de salutar convívio e de grande partilha, de forma a envolverem-se na alegria e confraternização que se respira nestes momentos. A Festa de Encerramento dos Jogos Desportivos encerra, em si, estes princípios que norteiam a filosofia de todo o projecto. Vários foram os organizadores e convidados presentes. Entre outras Entidades, esteve o Sr. Vice-Presidente do Município que presidiu à cerimónia, o Vereador do Pelouro do Desporto, Eng.º António Dinis, o Prof. Sérgio Rodrigues, em representação da Assembleia Municipal, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Tondela, bem como demais autarcas das restantes freguesias do Concelho, vários representantes das Associações Coordenadoras de Modalidade, muitos Dirigentes Associativos e outras Entidades que, de uma forma ou de outra, disponibilizaram o melhor apoio à organização deste projecto Municipal. A festa começou com uma arruada do Grupo de Bombos da Associação Cultural de Lajedo – Dardavaz que incentivou, sobretudo os mais distraídos, a dirigirem-se ao Parque Urbano para também poderem usufruir desta participação festiva do Desporto associativo. E, na verdade, o apelo sonoro surtiu efeito. O Parque vestiu-se de cor e muita alegria. Os jovens fizeram a festa! Antes do início formal da Cerimónia, lembrámos os sucessos desportivos alcançados por 2 atletas da Cooperativa Vários de Tondela (Patricia Santos – Basquetebol e João Rodrigues – Futebol de 7) que representaram Portugal nos Jogos Mundiais de Verão do «Special Olimpics», que decorreram em Atenas/Grécia em Junho, tal como o Técnico Luís Castainça, da mesma Instituição, como Treinador Principal de Atletismo,. A comitiva Portuguesa trouxe para Portugal várias medalhas de ouro (uma das quais na modalidade de basquetebol com a Patricia Santos a sagrar-se «Campeã do Mundo»), de prata e de bronze. Os atletas e o técnico, exibiram as medalhas conquistadas e receberam, do Município, pelas mãos do Sr. Vereador do Pelouro do Desporto, Eng. António Dinis Marques e da Presidente da Cooperativa Vários, Dr.ª Nazaré Gouveia, um quadro com a fotografia dos 3 Tondelenses nos Jogos Mundiais de Atenas 2011. A Cerimónia de Encerramento dos Jogos Desportivos teve sequência com as mensagens dos atletas e do Município, tendo o Dr. José António salientado o clima de participação e de festa que envolve este grande projecto associativo. Referiu a vontade do Município em dar todo o apoio a estas iniciativas salientando, igualmente, o “feito” alcançado pela representação de Portugal aos Jogos de Verão do «Special Olimpics» em Atenas, protagonizada pelos 3 elementos da Cooperativa Vários, o que muito nos orgulha a todos. Em seguida foram atribuídos os troféus e medalhas aos vencedores das modalidades desportivas de competição. O ambiente ficou mais quente ainda, pela enorme e efusiva reacção dos mais jovens ao levantarem o troféu, de cada vez que subiam ao pódio. Ainda durante o evento e de forma surpreendente para todos, a Associação de Educação Física e Desporto de Tondela, entrando discretamente no espaço da cerimónia, presenteou-nos com um envolvente momento de danças modernas, protagonizado pelas muitas crianças, jovens e adultos, que frequentam as classes orientadas pela Professora Carla Marques. A Cerimónia terminou com a habitual «Declaração de Encerramento dos Jogos», proferida pelo Sr. Vereador do Pelouro do Desporto, Eng. António Dinis, que aproveitou para agradecer a todos aqueles que tornaram possível mais esta edição do projecto, em especial às Associações Coordenadoras de Modalidade, aos Dirigentes Associativos e Técnicos das Instituições participantes, aos atletas e demais colaboradores. Estão Encerrados os Décimos Terceiros Jogos Desportivos do Concelho!