21 Out. 2011

Programa «Saúde em Dia»: A envolvência de um Concelho na Saúde pelo Exercício Físico Orientado

Desde 2008 que o Município de Tondela, em parceria com as Juntas de Freguesia e Movimento Associativo local, desenvolve um programa de “combate ao sedentarismo", que tem obtido a adesão entusiástica e verdadeiramente mobilizadora das populações das nossas freguesias.

Após a elaboração da Carta Desportiva do Concelho e perante um estudo efectuado, nesse âmbito, sobre os «Hábitos Desportivos da População do Concelho de Tondela», no qual se apontava um segmento populacional (pessoas com idade superior a 45 anos) de cerca de 40% que não praticava actividade física, mas que gostaria de o fazer, entendemos que seria importante criar um projecto, de abrangência concelhia, que pudesse atingir objectivos de prática desportiva num contexto de desenvolvimento multifacetado, ou seja, a criação de hábitos de prática desportiva e a promoção da saúde pelo exercício físico, especialmente na população idosa, a dinamização dos espaços associativos e as respectivas Colectividades locais, o aproveitamento dos recursos humanos especializados – Técnicos de Desporto, do Concelho.
Todos estes objectivos foram atingidos num espaço de tempo que a todos surpreendeu. A adesão das Juntas de Freguesia e das Colectividades locais foi enorme. Os projectos apareceram de imediato e as populações corresponderam ao apelo tendo-se envolvido mais de 3 milhares de utentes, em actividade semanal regular.
Três anos depois do início, os projectos continuam a ter grande aceitação e as populações locais participam de forma motivada nos 61 projectos que actualmente decorrem em 23 freguesias do Concelho, como é o caso das Freguesias de Barreiro de Besteiros (Borralhal e Corveira) e Nandufe, como mostram as imagens que complementam esta notícia. Em algumas Associações é mesmo a única actividade que dinamiza as suas instalações, mobiliza os seus associados para uma actividade salutar e motivadora de hábitos saudáveis, através da prática regular do exercício físico, promovendo a criação de relações de afectividade e bem-estar social.