25 Out. 2011

Programa «Saúde em Dia»: Os projectos nas Freguesias de Barreiro, Nandufe e Caparrosa

Iniciámos na passada semana, uma série de informações sobre o programa de “Combate ao Sedentarismo” que decorre no nosso Concelho. O objectivo destes registos é, sobretudo, dar a conhecer aquilo que se faz, neste âmbito, nas diferentes Freguesias do Concelho.

Estes projectos, da responsabilidade das Juntas de Freguesia e Instituições Associativas locais, são orientados por Técnicos de Desporto, na maior parte dos casos com licenciatura em Educação Física/Desporto e com formação especializada em áreas temáticas inerentes. O Município, que concebeu este programa, selecciona as candidaturas anuais e presta apoio financeiro acompanhando a sua execução localmente. Disponibiliza, também, os meios logísticos necessários à execução de alguns deles, nomeadamente as suas instalações desportivas, como é o caso da cedência da Piscina Municipal de Campo de Besteiros para a prática da natação aos sábados, entre as 08:30H e as 21:00H.
Na Freguesia de Barreiro de Besteiros:
Centro Social Cultural Desportivo de Borralhal – Aeróbica - Célia Matias – 2 H/semana
Centro Social Cultural Desportivo de Borralhal – Hidroginastica –Tânia Almeida – 1 H/semana
Junta de Freguesia do Barreiro de Besteiros – Aeróbica – Bárbara Joaquim – 3H/semana* *Decorrem no Barreiro, Corveira.

Na Freguesia de Nandufe:
Junta de Freguesia de Nandufe – Aerobica – Célia Matias – 2H/semana
Junta de Freguesia de Nandufe – Hidroginástica – Rui Simões – 1H/semana

Na Freguesia de Caparrosa:
Ass. C.R.D. de Paranho de Besteiros – Ginástica - Joana Gomes – 2H/semana
Ass. C.R.D. de Paranho de Besteiros – Hidroginástica - Joana Gomes – 1H/semana
Ass. Recreativa e Cultural de Caparrosinha – Ginástica – Rui Simões – 2H/semana

Os projectos abrangem as populações locais, especialmente a mais idosa, proporcionando o exercício físico devidamente orientado e capaz de contribuir para aumentar a qualidade de vida dos praticantes. Qualquer pessoa interessada pode recorrer às Instituições locais que enquadram cada um dos projectos, para obter outras informações podendo, mediante as condições existentes, participar nos projectos que decorrem até final de Dezembro.