04 Nov. 2011

«SAUDE EM DIA». Um projecto saudável e muito participado

Como temos vindo a mostrar, os projectos de promoção da saúde pelo exercício físico - «Saúde em Dia», que decorrem nas freguesias do Concelho, têm cada vez mais praticantes. As populações locais encaram estes momentos, não apenas como um espaço de exercitação das suas capacidades físicas mas, também, como encontro e partilha de emoções, de sentimentos, de vivencias do dia-a-dia, descarregando energias negativas acumuladas e recarregando a necessária força física e anímica que possibilite uma vida mais alegre e saudável.

Procuramos “combater” a inatividade, sendo esta uma característica associada às sociedades modernas, em que o progresso e as tecnologias reduzem, substancialmente, a necessidade do recusrso à actividade física. O sedentarismo e a ocorrência de doenças cardiovasculares tornam-se, assim, perigosos aliados, aos quais será devido um destemido e urgente combate. Incumbe ao Estado o dever de estabelecer as adequadas estratégias tendentes à promoção de hábitos de vida saudável causando, por via da prática de exercício físico regular, uma diminuição significativa das despesas do Serviço Nacional de Saúde e do consequente aumento da qualidade de vida das populações.
O programa de “Combate ao Sedentarismo”, assente na execução dos projectos «Saude em Dia», que o Município de Tondela promove em articulação com as Juntas de Freguesia e o Movimento Associativo, enquadra-se nesses princípios. O desenvolvimento dos diferentes projectos e a constatação que se nos depara no acompanhamento tecnico que temos vindo a fazer, permitem-nos afirmar da riqueza que constitui esta prática regular junto das populações locais. A enorme adesão que se tem verificado, a regular frequencia às sessões, o entusiasmo com que nos abordam nas conversas sobre o que cada um exercita e os benefícios que dizem sentir, são algumas das razões que nos levam a admitir a qualidade do programa e do trabalho que tem sido feito. Neste âmbito, uma palavra de apreço a todos os Técnicos de Desporto envolvidos, pelo seu empenho e dedicação, bem como, pela sua competência profissional.
Na Freguesia de Guardão:
Junta de Freguesia do Guardão – Ginástica – Patrícia Henriques – 3H/semana