02 maio 2012

Assinatura Protocolos «Saúde em Dia-2012»

Realizou-se no dia 24 de Abril, pelas 21:30horas, a cerimónia de assinatura dos protocolos do programa «Saúde em Dia» - projeto integrado nas iniciativas municipais de “combate ao sedentarismo”.

A cerimónia decorreu na ACRE-Associação de Cultura e Recreio Ermidense – Ermida, uma das Coletividades com projeto aprovado e a decorrer dando, assim, sequencia à descentralização de iniciativas de forma a permitir uma maior dinamização do associativismo local e o conhecimento partilhado das diferentes realidades associativas que enriquecem o nosso Concelho.
A cerimónia, presidida pelo Dr. Carlos Marta, teve plena participação estando na sala todos os representantes das 40 Instituições (Juntas de Freguesia; Associações Desportivas e Culturais, IPSS) que apresentaram e viram aprovados os 65 projetos para este ano de 2012. Após a visualização de um breve documentário audiovisual sobre as atividades desenvolvidas no ano anterior, o Vereador do Desporto, Eng. António Dinis, saudou os presentes agradecendo o empenho que têm demonstrado na mobilização e envolvência das comunidades locais. Sublinhou a importância destes projetos como contributo fundamental para a saúde dos praticantes e anunciou algumas iniciativas Municipais que vão complementar o trabalho que tem sido feito ao longo de 4 anos de «Saúde em Dia», nomeadamente a inauguração do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela já no próximo dia 6 de Maio, numa parceria com o IPDJ-Instituto Português do Desporto e Juventude, a FPA-Federação Portuguesa de Atletismo e a FADEUP-Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Após o momento de assinatura dos 65 protocolos, o Presidente do Município de Tondela, Dr. Carlos Marta, dirigiu-se aos presentes salientando a importância do acordo que acabara de ser assumido entre o Município e as Instituições presentes. Salientou o número de utentes envolvidos no ano anterior, mais de 2 milhares, em atividade física regular, o que traduz a importância do projeto enquanto estratégia de envolvimento e desenvolvimento das comunidades locais. Valorizou a prestação especializada dos 22 Técnicos de Educação Física, nas atividades dirigidas aos praticantes, o que permite, de forma segura e devidamente enquadrada, elevar os seus níveis de saúde e aumentar a sua qualidade de vida. O Dr. Carlos Marta salientou, ainda, o esforço financeiro que tem sido feito pelo Município a que preside, sobretudo em tempos de elevadas dificuldades em todo o País, não deixando de relevar as opções estratégicas que foram tomadas no sentido de manter os projetos mais importantes e de grande significado para as nossas populações. Deixou a certeza de total empenho do Município na prossecução dos objetivos de proximidade que continuará a manter com o Movimento Associativo e as comunidades locais, bem como no apoio aos projetos que promovam a qualidade de vida das nossas populações.

Gabinete de Desporto