04 maio 2012

Jogos Desportivos do Concelho, um Projeto Saudável e Mobilizador!

Apesar de ir já na sua 14.ª edição, o projeto «Jogos Desportivos do Concelho de Tondela» continua a demonstrar grande vitalidade.

Estão já inscritas 47 coletividades/instituições totalizando mais de 1 milhar de participantes ( 1200). Na cerimónia de abertura, realizada no passado sábado, os dirigentes associativos, técnicos, colaboradores e atletas, encheram a bancada do Pavilhão Desportivo Municipal de Tondela, numa adesão à festa do desporto digna de registo e grande apreço. São, de resto, as Instituições associativas do Concelho que se mobilizam localmente para a inscrição dos atletas participantes, numa envolvência que se tem pautado por um enorme sucesso. Por aqui se vê, também, a grande força e implantação do Movimento Associativo, dos seus dirigentes, no nosso Concelho.

A cerimónia teve início no largo do Município onde, o Vereador do Desporto Eng. António Dinis, incendiou a “tocha” do olimpismo “special”, com a presença do grupo que representa em Portugal o «Special Olimpics», liderado pelo subintendente Luís Ferreira (Presidente do «Comité “Torch Run” Special Oimpics Portugal») e pela Dr.ª Regina da Costa, Vice-Presidente do «Special Olimpics Portugal». A comitiva, à qual se associaram diversos atletas das associações inscritas nos Jogos Desportivos, percorreu várias ruas da cidade de Tondela até ao Pavilhão Desportivo Municipal incendiando, ali, a «Pira dos Jogos», colocada no centro mais elevado do espaço desportivo.Após esse momento de grande simbolismo olimpico, o subintendente Luis Ferreira, explicou os objetivos do Comité «Torch Run» e do «Special Olimpics Portugal» agradecendo a envolvência de todos e desejando os maiores sucessos ao “1.º Festival de Desporto Special Olimpics”, que terá lugar em Tondela, no «Fim-de-semana dos Jogos», dias 9 e 10 de Junho.
Nesta instalação desportiva, para além dos participantes dos XIV Jogos Desportivos do Concelho e muito público acompanhante, estavam as diversas entidades convidadas sendo de destacar, o Dr. José António Jesus que presidiu a esta cerimónia, restantes Vereadores em regime de permanência (Eng.ª Carla Pires; Eng.º António Dinis; Dr.ª Cecília Fragoso e Sr. Pedro Adão), Presidentes de Junta de Freguesia, Presidentes das Associações Coordenadoras de Modalidade, Comandante da GNR de Tondela, Dr.ª Regina da Costa, vice-presidente do «Special Olimpics», Dirigentes Associativos, entre outros.
A cerimónia continuou com as boas-vindas do Presidente da Junta de Freguesia de Tondela, Sr. José Manuel Mendes e com a mensagem dos atletas participantes, lida por dois atletas da Associação do Lajedo em nome de todos os outros.
As 24 modalidades desportivas disponíveis nesta edição, foram apresentadas pelos ginastas da AEFDT-Associação de Educação Física e Desporto de Tondela, numa coreografia preparada pelas Professoras Carla Marques e Sandrine Aguiar. A animação desta cerimónia esteve a cargo desta coletividade, que brindou os presentes com excelentes momentos de ginástica e dança protagonizados por várias dezenas de participantes das mais variadas faixas etárias.
Foi, ainda, atribuído um «Prémio Especial Jogos Desportivos» ao CNE de Nandufe – Agrupamento 716, pelo apoio e coordenação dos acampamentos que servem de alojamento na iniciativa «Fim-de-semana dos Jogos».
O Dr. José António de Jesus encerrou os discursos com uma breve intervenção saudando todos os presentes e agradecendo o empenho e a dedicação dos dirigentes associativos, pela demonstração da forte mobilização dos atletas participantes. Salientou a vontade do Município em dar continuidade aos projetos de qualidade que promovam a saúde e a qualidade de vida das nossas populações contando, sempre, com a competência e o envolvimento do movimento associativo, dos seus dirigentes e colaboradores.
Finalmente, a habitual “Declaração de Abertura dos Jogos”, coube ao Vereador do Pelouro do Desporto do Município, Eng. António Dinis, que aproveitou para agradecer a todos quantos contribuem para que os Jogos Desportivos do Concelho de Tondela, continuem a mobilizar tantos atletas (crianças, jovens e adultos) numa prática desportiva saudável onde os valores do desporto podem ser um contributo fundamental no desenvolvimento das capacidades dos praticantes, especialmente das crianças e dos jovens.
Os JOGOS DESPORTIVOS aí estão!

Gabinete de Desporto