03 Jul. 2012

Jogos Desportivos go Concelho – Encerramento em Festa!

Após dois meses de intensa atividade desportiva (maio e junho) encerraram, em festa, os XIV Jogos Desportivos do Concelho de Tondela.
A cerimónia decorreu no passado sábado, no Parque Urbano de Tondela, numa noite envolta por enorme calor humano irradiado por mais de meio milhar de crianças, jovens e adultos, que se juntaram neste magnífico espaço de natureza da nossa cidade.

Nesta edição, que foi apresentada em abril na Associação Social Vale do Dão – Ferreirós do Dão, participaram 50 Instituições (associações, clubes, casas do povo, cooperativas, fundações e escolas), num total de 1246 participantes, com idades a partir dos 7 anos, inclusive. O projeto disponibilizou 24 modalidades, para a prática desportiva, que foram coordenadas por 14 Instituições (5 distritais e 9 Concelhias) e cujo quadro competitivo, que decorreu entre 5 de maio e 30 de junho, culminou com a entrega dos troféus e medalhas aos vencedores (individuais e coletivos).
Depois da concentração dos atletas, dirigentes e colaboradores associativos, demais entidades convidadas e muita população que se juntou à festa, ouviu-se e cantou-se o Hino Nacional, tendo-se visualizado, de seguida, um conjunto de imagens que reproduziu a participação dos atletas nas diferentes modalidades desportivas.
Após a leitura de uma mensagem, em nome de todos os atletas, por um jovem da Associação Vale do Dão-Ferreirós do Dão, o Dr. José António de Jesus, que presidiu a esta cerimónia, saudou todos os presentes elogiando o empenho e dedicação dos dirigentes associativos do Concelho. O Vice-Presidente do Município de Tondela, ladeado pelos Vereadores, Eng.º. António Dinis (pelouro do desporto), Dr.ª Cecília Fragoso (pelouro da ação social) e Sr. Pedro Adão (pelouro do Turismo) e por outras entidades locais, salientou o valor e a qualidade do nosso «Movimento Associativo», que se evidencia na participação e envolvimento em projetos municipais e em inúmeras iniciativas locais organizadas pelas nossas coletividades. Agradeceu o apoio e colaboração das associações coordenadoras de modalidade e, dirigindo-se aos atletas, elogiou as suas opções pelo envolvimento nos projetos associativos, enquanto contributo para a sua formação desportiva, cultural e social.
De seguida exibiu-se um grupo de dança e ginástica, coordenado pela Professora de Educação Física Carla Fontes, de Campo de Besteiros (integra o programa «Saúde em Dia» – programa municipal que decorre em 24 freguesias, em parceria com diversas instituições do Concelho e que visa o combate ao sedentarismo).
A cerimónia teve sequência com a entrega dos troféus e medalhas aos vencedores, individuais e coletivos, das 9 modalidades premiadas nesta edição (andebol, basquetebol, boccia, futebol, futsal, natação, orientação, Ori-BTT e karaté). Os atletas vencedores foram subindo ao pódio e recebendo as respetivas medalhas e troféus, num ambiente de grande alegria e emoção pela vitória e satisfação do reconhecimento do esforço e “fair-play”.
No culminar da cerimónia, o Vereador do Pelouro do Desporto, Eng.º. António Dinis, proferiu algumas palavras, alusivas à “declaração de encerramento dos jogos”, não deixando de registar o seu enorme reconhecimento a todos os que contribuem para que este projeto continue a ser um enorme sucesso desportivo, municipal e associativo, especialmente às associações coordenadoras de modalidade e a todos os dirigentes e colaboradores associativos, que realizam um trabalho notável na mobilização local das suas populações para a prática desportiva.
No final da cerimónia, os presentes foram encaminhados para a Piscina Municipal de Tondela (ao lado do Parque Urbano) onde iria decorrer um espetáculo de «Aquadanse» que encerraria, em beleza, esta décima quarta edição dos Jogos Desportivos do Concelho. O espetáculo, sob a temática «danças do mundo», decorreu na Piscina de interior, aquecida, numa iniciativa coordenada tecnicamente pela Professora Gabriela Silva e enquadrada pela ADERETON (Associação de Desenvolvimento da Região de Tondela). Contou com a participação de 18 jovens nadadores que, ao longo da época aquática, aliam as técnicas de nado aos movimentos artísticos da «Aquadanse» (modalidade desportiva oriunda de França e trazida para Tondela com base na geminação entre as cidades de Tondela e Lannmezan). Momentos de rara beleza, numa modalidade desportiva e artística, onde se conjugam vários fatores (natação, gestos técnicos da “Aquadanse”, luminotecnia, sonoplastia e expressão dramática).
O espetáculo teve o apoio técnico da ARCA (Associação Recreativa e Cultural de Alvarim), na iluminação e sonoplastia. Com este espetáculo, encerrou-se o ciclo das 24 modalidades desportivas desta edição dos Jogos, dado que a “Aquadanse” é uma das modalidades que compõem esse conjunto.
Os jogos Desportivos voltarão no próximo ano, com o envolvimento de todos os intervenientes e, naturalmente, com a participação das diferentes Instituições e Movimento Associativo do Concelho. Este, é um projeto que está consolidado. Encerra uma importante envolvência de «desporto para todos» se tivermos em conta o leque abrangente de modalidades desportivas, de idades e do número de participantes que, anualmente, integram o projeto. Está de parabéns o Município, as Associações que coordenam as modalidades e as Coletividades/Instituições que se mobilizam na inscrição de tantas crianças, jovens e adultos de todo o Concelho.