05 Jun. 2012

Dia Mundial da Criança assinalado em Tondela no Parque Urbano da Cidade com Sarau Cultural

Pelo terceiro ano consecutivo o Sarau Cultural foi uma animação e a festa foi feita pelos alunos.
No dia 1 de junho, pelas 20:00H, o Parque Urbano encheu-se de alegria e muito cor.

Por coincidir com o Dia Mundial da Criança começamos por assinalar este dia com uma largada de balões feita pelas crianças.
Pelo Parque Urbano encontravam-se ateliers de pinturas faciais e modelagem de balões que fizeram a delícia dos mais pequenos.
Duas centenas e meia de crianças do 4º ano de algumas escolas do nosso Concelho concentraram-se para o III Sarau Cultural, uma retrospetiva das Atividades de Enriquecimento Curricular e que culmina com o encerramento do ano lectivo, organizado pelo Pelouro da Educação do Município de Tondela.
Este Sarau tem por objetivo mostrar aos pais/encarregados de educação e a toda a comunidade educativa todo os trabalho desenvolvido ao longo do ano nas Atividades de Enriquecimento Curricular e que por vezes passa despercebido.

De enaltecer toda a cooperação e dedicação dos Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular e dos Pais/Encarregados de Educação.

No Sarau de entre o público que esteve a assistir estiveram presentes o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, o Vice-Presidente e Vereador da Educação, Dr. José António Jesus, Autarcas, Membros da Assembleia Municipal, Diretores de Agrupamentos de Escolas entre outras entidades.
Mais de 1500 pessoas, nomeadamente, pais, familiares, professores titulares aplaudiram os jovens das escolas do 1.º Ciclo, nas diferentes manifestações culturais, fruto do excelente trabalho desenvolvido nas citadas atividades de enriquecimento curricular, nomeadamente Música, Atividade Física e Desportiva, Inglês e Expressões Artísticas.
Num sopro afinado e arrepiante iniciou-se a festa com os alunos da EB1 de Lobão da Beira ao som da flauta de bisel.
Os alunos da EB1 do Coelhoso, de Muna e Santiago de Besteiros interpretaram o tema “É sexta feira” dos BOSS AC.
De seguida os alunos da EB1 de Paredes do Guardão e da EB1 de S. João do Monte apresentaram-nos um desfile de moda baseado nas “Quatro Estações”.
“Os BCC – Ginastas e Dançarinos” alunos da EB1 de Campo de Besteiros, Barreiro de Besteiros e de Castelões apresentaram-nos um momento de ginástica acrobática, e atendendo a que estamos perto dos Santos Populares terminaram com um desfile de Marchas Populares.
De seguida os alunos da EB1 de Vilar de Besteiros interpretaram vários temas em Inglês.
Da EB1 de Molelos vieram muitíssimo bem caracterizados “Os Piratas” que a todos encantaram com um momento de ginástica acrobática.
Os alunos da EB1 de Canas de Santa Maria, S. Miguel do Outeiro, Tonda e Adiça tocaram ao som da flauta de bisel, dançaram e encantaram.
Por último a atuação dos alunos do Centro Escolar de Tondela, excelentemente bem caracterizados, fizeram-nos viajar pelo mundo trazendo até nós, danças brasileiras, africanas, indianas e de cowboys.
Perante as nove brilhantes atuações podemos dizer que os alunos do Concelho de Tondela, têm muito talento.
Em todos ficou a vontade de repetir a experiência no futuro já que esta iniciativa foi reveladora do melhor empenho e motivação das crianças o que vem enaltecer o trabalho de todos os profissionais que durante o ano educativo apostam na educação.