29 Jan. 2013

“Minis em Ação” – Atividade Física e Motora nos Jardins de Infância de Tondela

Decorreu no passado dia 24 de janeiro, no Auditório Municipal a apresentação do projeto “Minis em Ação”.

Na apresentação deste projeto estiveram presentes o Sr. Vice Presidente e Vereador da Educação, Dr. José António Jesus, a Presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP) do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, Dr.ª Helena Gonçalves, o Presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP) do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, Dr. Júlio Valente, e o Presidente da Associação de Educação Física e Desporto de Tondela, Dr. Pedro Tavares. Foram ainda convidados a estar presentes todos (as) Educadores (as) do dois Agrupamentos, os Presidentes de Junta das 23 freguesias que possuem Jardim de Infância, as Entidades privadas que possuem Jardim de Infância e os professores contratados pelo Município para desenvolver esta atividade. O Dr. José António Jesus começou por referir que a Câmara Municipal de Tondela consciente da importância da expressão motora no desenvolvimento integral das crianças em idade pré-escolar, tem vindo a desenvolver o Programa Atividade Física e Motora nos Jardins de Infância públicos e privados. “Tendo presente a necessária adaptação a novas metodologias pedagógicas e o enquadramento dos objetivos partilhados entre os diferentes parceiros, entendemos construir um novo projeto capaz de proporcionar vivência e experimentações enriquecedoras”, acrescentou ainda. A atividade física assume, logo a partir dos primeiros anos de vida, particular importância como complemento da formação de todas as crianças. Este programa pretende promover a prática de exercício físico, contribuir para a criação de hábitos de vida saudáveis, promover a relação da criança com o seu corpo e proporcionar experiência de familiarização com os espaços verdes do Concelho. A prática de atividade física é importante a vários níveis, nomeadamente no controlo da obesidade, problema que afeta cada vez mais um elevado número de crianças. A coordenação pedagógica deste projeto ficará a cargo do Dr. Pedro Tavares da Associação de Educação Física e Desporto de Tondela. Este apresentou um power-point no sentido de elucidar os presentes das novas metodologias a adotar. A partir do início de fevereiro e até ao final do ano letivo a Câmara Municipal irá colocar profissionais especializados nestes estabelecimentos de ensino no sentido de dinamizarem este projeto envolvendo perto de 550 crianças .