07 Mar. 2013

Municipio de Tondela distingue 20 anos de PROSEPE

Decorreu no dia 4 de Março 2013, na Escola Secundária de Tondela, a cerimónia de comemoração dos 20 anos do PROSEPE - Projeto de Sensibilização da População Escolar, e em simultâneo os 20 anos de existência do Clube da Floresta “Os Raposinhos”.

Na cerimónia estiveram presentes o Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, Dr. Júlio Valente, o Presidente Conselho Geral Transitório deste Agrupamento, Dr. João Cavaleiro, o Vice-Presidente do Município de Tondela e Vereador do Pelouro da Educação e do Ambiente, Dr. José António Jesus, a Vereadora responsável pela Proteção Civil, Engª Carla Pires, o Presidente da Junta de Freguesia de Tondela, José Manuel Mendes, o Responsável do Gabinete Técnico Florestal, Miguel Matias, a Coordenadora Distrital do PROSEPE, Dr.ª Cristina Ferreira, e a Dr.ª Lurdes Pizarro, o Comandante do Posto da GNR de Tondela, elementos do GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana),vários professores que ao longo destes 20 anos acompanharam e desenvolveram este projeto, todos os alunos do Clube “Os Raposinhos” entre tantos outros que se quiseram juntar a esta comemoração.
A Dr.ª Cristina Ferreira no seu discurso agradeceu a todos aqueles que contribuíram para que o PROSEPE e o Clube “Os Raposinhos” comemorassem  20 anos.
Fez um agradecimento especial ao Município, pela parceria ao longo destes anos, referindo que sem a colaboração deste não era possível terem desenvolvido vários projetos sempre com enorme sucesso.
O Senhor Vice Presidente da Câmara tomou a palavra falando da importância deste projeto que como o próprio nome indica, visa sensibilizar a população escolar e, através dela, a população em geral para a preservação da floresta com vista à prevenção de incêndios florestais.
Acrescentou ainda que estes projetos e estas iniciativas, contribuem para a formação de jovens com uma forte consciência cívica que valoriza a floresta como um bem comum, o qual temos de salvar para preservação da nossa própria vida e das gerações futuras.
A cargo dos alunos do Clube “Os Raposinhos” esteve o descerramento da placa comemorativa dos 20 anos com o símbolo do PROSEPE e do Clube “Os Raposinhos”, oferecida pelo Município e colocada no exterior do pavilhão da Escola.
De seguida todos os convidados se dirigiram para uma visita guiada à exposição alusiva aos 20 anos de PROSEPE e para terminar cantaram-se os parabéns e apagaram-se as velas.
Desejamos que o PROSEPE continue por muitos e longos anos.