08 Abr. 2013

Crianças do Concelho de Tondela irão participar no Programa de Educação Financeira do Montepio

Decorreu no dia 3 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho a apresentação do Programa de Educação Financeira do Montepio destinada aos professores do 1º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro e Cândido de Figueiredo. A apresentação do programa esteva a cargo da Dr.ª Paula Guimarães e da Dr.ª Vera Sampaio da Fundação Montepio no âmbito da sua política de responsabilidade social.

Este Programa, ao qual o Gabinete de Educação aderiu desde logo, pretende ser uma ferramenta essencial para pais e educadores que se preocupam com o crescimento/desenvolvimento saudável e responsável dos seus filhos e educandos.
Este programa visa facultar às crianças algumas noções financeiras e conceitos económicos que possibilitem estimular-lhes a necessidade da poupança e da prevenção do endividamento, promovendo assim uma qualidade de vida maior, mais responsável e mais sustentável, consciencializando-os também para a importância dos valores mutualistas e da entreajuda.
Este programa é constituído por 4 fases e vai ter início no Concelho de Tondela no próximo ano letivo 2013/2014.

Fases do Programa:
Ação de formação em sala para incentivar a poupança e responder a questões relacionadas com: O que é o dinheiro? Para que serve? De onde vem? Como se deve gastar? Como poupar?;
Sessão de leitura e/ou teatralização da história “A Dona Poupança e o Jardim dos Valores”, onde é realçada a importância dos valores pessoais;
Visita a um balcão do Montepio, onde será explicado o seu funcionamento e onde será realizado um jogo, no qual as crianças fazem o papel de um bancário e de um cliente;
Visita a um supermercado (rede Auchan), onde será explicado o que é um orçamento e onde as crianças farão um jogo para distinguirem bens supérfluos de bens realmente necessários.