Realizou-se na passada quinta-feira, dia 21 de novembro, na Biblioteca Municipal a apresentação oficial do projeto “Minis em Ação”.- Projeto de desenvolvimento da Atividade Física no Pré-Escolar.

Numa organização do Gabinete da Educação do Município em parceria com a Associação de Educação Física e Desporto de Tondela, as crianças do Pré-escolar quer da rede pública quer da rede privada do concelho vão ter uma hora por semana de atividade física integrada na componente curricular. Na apresentação deste projeto estiveram presentes o Sr. presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António Jesus, Dr.ª Fernanda Gomes em representação do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, o Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, Dr. Júlio Valente, e o Presidente da Associação de Educação Física e Desporto de Tondela, Dr. Pedro Tavares. Foram ainda convidados a estar presentes todos (as) Educadores (as) do dois Agrupamentos, os Presidentes de Junta das 19 freguesias que possuem Jardim de Infância, as Entidades privadas que possuem Jardim de Infância e os professores contratados pelo Município para desenvolver esta atividade. O Dr. José António Jesus começou por referir que a Câmara Municipal de Tondela consciente da importância da expressão motora no desenvolvimento integral das crianças em idade pré-escolar, este projeto promove a prática de exercício físico, contribui para a criação de hábitos de vida saudáveis, promove a relação da criança com o seu corpo e proporciona experiência de familiarização com os espaços verdes do Concelho. Dr. Pedro Tavares, coordenador do projeto apresentou um vídeo fazendo uma retrospetiva das atividades desenvolvidas com as crianças e pais no ano letivo transato, passando depois um PowerPoint no sentido de esclarecer os presentes das novas metodologias a adotar. Por fim foi assinado o Acordo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Tondela, o Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, Associação de Educação Física e Desporto de Tondela, Juntas de Freguesia do Concelho de Tondela e Entidades Privadas do Concelho.