08 Abr. 2014

Município de Tondela promove ação-formação em “Animação de Grupos”

O Município de Tondela promoveu no passado sábado, dia 5 de abril, uma ação de formação subordinada ao tema “Animação de Grupos”. A iniciativa do Pelouro da Educação realizou-se, ao longo de todo o dia, na sala multiusos da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro em Tondela e foi orientada pelo formador Márcio Santos.

Reconhecendo que vivemos numa sociedade organizada em grupos para desenvolver as mais diversas atividades, a ação pretendeu fornecer aos formandos um conjunto de competências, úteis para o desenvolvimento das suas atividades do dia-a-dia, enquanto líderes e animadores de grupos. Entre os diferentes conteúdos houve oportunidade para se debater a postura de um líder face ao seu grupo; as diferentes fases de vida dos grupos; a adequação das dinâmicas de grupo face às diferentes situações vividas; a gestão de conflitos ou a organização e planificação de atividades, entre vários outros temas. A heterogeneidade da formação de base dos formandos (professores, engenheiros, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, jornalistas, …) foi uma mais-valia, especialmente na especificidade de áreas de atuação que permitiram partilhas, riquíssimas, de experiências e conhecimentos.