13 maio 2014

Biblioteca Municipal de Tondela foi pequena para acolher “À Conversa com… Mulheres Extraodinárias”

A sala polivalente da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, em Tondela, foi pequena para acolher cerca de uma centena de participantes, entre oradores, convidados e público em geral, naquele que foi o primeiro “À Conversa Com...”.

A iniciativa decorreu no passado sábado, dia 10 de maio, pelas 21horas e tinha como tema central “À Conversa com… Mulheres Extraordinárias”, assentando ainda no mote “A Mulher e o Mundo do Trabalho: Estratégias de Conciliação Família/Trabalho”
O conceito, pensado pelo Pelouro da Educação do Município de Tondela, pretende, periodicamente, colocar pessoas da sociedade civil a debater temas generalistas, de interesse comum.
Entre os convidados estavam presentes seis extraordinárias mulheres que deram a conhecer alguns dos diferentes motivos pelos quais, as suas vidas são exímias. Numa conversa moderada por Miguel Torres (ACERT), tivemos a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor a Professora Doutora Sílvia Portugal, investigadora e docente na Universidade de Coimbra; a Dr.ª Paloma Cabanas, responsável pela gestão de recursos humanos na HUF - Portuguesa; a Dr.ª Ângela Mota, médica; a Dr.ª Paula Torres, Professora; a Sr.ª Celeste Nápoles – Responsável pela Associação Mulheres Agricultoras de Castelões; e a Dr.ª Helena Gonçalves, Diretora do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo.
Num segundo momento de debate houve oportunidade para outras mulheres, igualmente extraordinárias, presentes na plateia, darem o seu contributo sobre a temática.
Na sala, maioritariamente composta por mulheres, foram vários os homens que não quiseram perder a oportunidade de marcar presença. Destaque para a presença dos Vereadores do Município de Tondela Eng.ª Carla Pires e Sr. José Carlos Coimbra, para além da responsável pelo Pelouro da Educação, Dr.ª Raquel Seabra, e outras caras bem conhecidas do município.

Após a sessão e, como uma boa conversa deve ser, o público teve a oportunidade de usufruir de um pequeno catering preparado a rigor, onde não faltaram o chá e os bolinhos caseiros. Entre um bolinho e dois dedos de conversa iam ouvindo-se manifestos parabéns à organização, com os melhores elogios pelo sucesso da iniciativa.

Gabinete de Educação