09 Jun. 2014

Dia Mundial do Ambiente na Biblioteca Municipal de Tondela

O Dia Mundial do Ambiente foi celebrado na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro com a dramatização de uma história e jogos para os alunos do pré-escolar.

As atividades começaram com a leitura do conto “O dia em que o mar desapareceu” de José Fanha que alerta para a preservação da vida marinha e lembra aos mais pequenos os cuidados a ter para evitar poluir as praias e o mar. A história fala-nos do mar azul. Por causa dos comportamentos incorrectos de uma família de pássaros pouco asseados, os pássaros Bisnau, que espalharam lixo na praia e no mar e afastaram todos os seres vivos, o mar deixou de ser azul e acabou por desaparecer. Foi necessário chamar a mãe do mar, a nuvem Miraldina para o fazer nascer outra vez.
Depois de terem ajudado a apanhar o “lixo” que o pássaro Bisnau espalhou por todo o lado, as crianças viram uma apresentação e ouviram a explicação do dr. Luís Abrantes, da Associação de Municípios do Planalto Beirão, sobre o que acontece aos resíduos indiferenciados e aos resíduos colocados nos ecopontos que chegam ao aterro e aos centros de triagem. A seguir, pintaram desenhos e jogaram dois jogos, a roleta da reciclagem, em que tinham de responder a perguntas sobre a reciclagem e um jogo de separação de resíduos, em que tinham de colocar as embalagens, as latas, o papel e o vidro nos contentores adequados.
Participaram nas atividades 46 crianças dos infantários de Nandufe e do Infantário da Santa Casa da Misericórdia de Tondela. Para melhor reciclar, todos levaram consigo um saco para a reciclagem, um pilhão, uma agenda, uma revista e um livro sobre o Circuito dos Resíduos, do Planalto Beirão.