16 Jun. 2014

Entrega dos Prémios dos Jogos Florais do Concelho de Tondela e Prémio Jovem Revelação 2014

No dia 10 de Junho, realizou-se na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, a cerimónia de entrega de prémios e certificados dos Jogos Florais do Concelho de Tondela e do Prémio Jovem Revelação 2014, concursos de poesia organizados pelo Município de Tondela, através da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.

Os Jogos Florais, realizados pelo décimo ano consecutivo, premeiam composições poéticas originais, em três modalidades: quadra popular, poema livre e soneto. O Prémio Jovem Revelação, este ano na sua oitava edição, distingue trabalhos poéticos de alunos que frequentam o ensino básico, secundário ou profissional dos estabelecimentos de ensino do concelho de Tondela.
A cerimónia de entrega de prémios, presidida pelo Presidente do Município, Dr. José António de Jesus, contou ainda com a presença dos Vereadores Miguel Rodrigues, Carla Pires, Pedro Adão e José Carlos Coimbra, do diretor do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro de Tondela, da diretora do Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo de Tondela, dos concorrentes dos Jogos Florais do Concelho de Tondela, dos jovens concorrentes ao Prémio Jovem Revelação, respetivos pais e professores.
A sessão foi aberta pela coordenadora do Gabinete da Educação do Município, Dr. Raquel Seabra, que saudou todos os participantes, a biblioteca municipal pela organização e os elementos do júri pela colaboração. Diana Costa, aluna da Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos do Caramulo, apresentada pela professora Teresa Couto, declamou algumas estrofes de amor de D. Pedro e D. Inês dos Lusíadas, um soneto de Luís de Camões e um poema da sua autoria.
Antes da entrega dos prémios, os elementos do júri teceram alguns comentários de apreciação dos trabalhos a concurso, salientando a originalidade e a criatividade poética das numerosas obras propostas.

Seguiu-se a revelação dos trabalhos poéticos distinguidos pelo júri com o Prémio Jovem Revelação, lidos pelos seus autores. O poema “O sorriso” de Bárbara Gouveia Coimbra, aluna do 4º ano da Escola Básica de Tondela foi distinguido com o prémio destinado ao 1º ciclo; “Fadas” de David Silva e “O sofrimento do amor” de Jéssica Sofia dos Santos Reis alunos do 6º e do 9º ano da escola básica nº 2 de Campo de Besteiros, receberam os prémios do 2º e do 3º ciclos, respetivamente; “Energia viva” de Raquel Viegas Bernardes aluna do 12º ano, da escola secundária de Tondela, arrecadou o prémio relativo ao ensino secundário.
Todos os restantes concorrentes do Prémio Jovem Revelação foram chamados a receber os certificados de participação.

Os autores dos trabalhos premiados nos Jogos Florais foram de seguida chamados a ler os seus trabalhos:

Quadras:
1.º prémio – “Paraíso” de António dos Santos Boavida Pinheiro, de Lisboa;
2.º prémio quadra de João Fernando Antunes Serrano, da Ericeira;
3º prémio – quadra de Maria Filomena da Fonseca Pereira Oliveira, de Vila Nova de Famalicão; Menção Honrosa – “O mar” de António José Barradas Barroso, da Parede.
Poemas:
1.º prémio - “Minha viagem” de João Fernando Antunes Serrano;
2.º prémio - “Algures” de Luís Filipe Morais dos Anjos, de Leiria;
3.º Prémio - “Quando me lembro que existes”, de Emília Lemos, de Tondela; Menção Honrosa - “Minhas mãos”, de Fernanda Maria Afonso Lobo das Neves, de Mortágua.
Sonetos:
1.º prémio - “Somente o amor” de Ernesto António da Silva Maciel, de Coimbra;
2.º prémio - “Olhar para dentro” de António José Barradas Barroso;
3.º prémio - “Prece” de Ernesto Lopes Nunes, de Coimbra; Menção Honrosa – “Morrer de amor” de Carlos Alberto Rodrigues de Almeida, de Rio de Loba.
Os restantes participantes dos jogos florais foram, também eles, chamados a receber o respetivo certificado de participação.
O  presidente e os vereadores do Município entregaram peças em louça preta da região e livros aos premiados dos Jogos Florais, bem como cheques-livro aos alunos vencedores do Prémio Jovem Revelação.
No uso da palavra, o presidente do município salientou a importância desta realização que sempre acarinhou enquanto vereador da Cultura e Educação e agora como Presidente do Município, como forma de premiar a autenticidade e a imaginação dos concorrentes, dos mais jovens aos mais velhos. Manifestou o seu apreço pelo grande número de pessoas presentes na sessão, muitas delas crianças e jovens e reconheceu o esforço desenvolvido por todos os que trabalham na biblioteca para levar a vários pontos do concelho e chamar a este espaço um grande número de iniciativas de animação e de promoção da leitura para várias faixas etárias. Referiu a vontade de continuar a investir neste espaço que se quer que continue a ser um espaço actual, moderno, e aberto à comunidade, e o investimento já feito na modernização dos equipamentos informáticos e a fazer a nível do edifício. Agradeceu particularmente a colaboração dos elementos do júri, Filipa Duarte, poeta e escritora, Bernardina Duarte e António Nunes, professores do ensino básico e secundário, saudando todos os presentes, concorrentes, professores, alunos, organização e convidados.
Seguiu-se um momento musical em que Dolores Nunes e António Nunes cantaram e interpretaram em violino e guitarra clássica, os poemas musicados “Arte poética” com texto de Hélia Correia e música de José Jorge Letria e “Dedicatória” de Manuel Freire.
A encerrar a sessão, os representantes do município entregaram uma lembrança aos elementos do júri. Depois da foto de grupo com todos os concorrentes, os professores, o júri, os vereadores e o presidente do município, seguiu-se um lanche de confraternização no hall da Biblioteca Municipal, espaço onde ficará patente, até ao final do mês de junho, uma pequena mostra dos numerosos poemas, quadras e sonetos premiados ao longo das dez edições dos Jogos Florais.