13 Out. 2014

Na Biblioteca Municipal de Tondela à conversa com… Francisco Moita Flores

Francisco Moita Flores foi o anfitrião de mais um “À Conversa Com…”, iniciativa que decorreu no passado sábado 11 de Outubro, nas instalações da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, em Tondela.

"À Conversa Com..." é um conceito pensado pelo Pelouro da Educação do Município de Tondela com o intuito promover a Biblioteca Municipal como espaço privilegiado de contacto e diálogo com personalidades acarinhadas pelo público em geral.
Escritor, comentador televisivo, antigo professor, antigo autarca e investigador da Polícia Judiciária, Moita Flores é verdadeiramente um homem de sete ofícios e foi, por isso, uma escolha unânime para trazer a Tondela.
Com uma sala muito bem composta, pouco passava das 21 horas quando se deu início à conversa. Moita Flores começou por pegar num livro e fazer uma alusão às palavras, às letras e às memórias perpetuadas nos livros. Mas não se ficou por aí e poucos minutos depois tinha uma vasta plateia colada às cadeiras a ouvi-lo falar do estado do país, das suas aventuras na polícia judiciaria, de economia, de religião, das novelas que escreve, dos programas de televisão em que participa e dos sapatos que ata diariamente com um duplo nó, antes de sair de casa.
Do público surgiram algumas questões pertinentes, criando-se um diálogo que o orador fez questão de responder da forma mais clara e sucinta.
Duas horas depois, Francisco Moita Flores deslocou-se para o átrio da biblioteca, onde autografou os seus livros e se disponibilizou para tirar fotos com as pessoas que o solicitaram. Na despedida, recebeu das mãos da Vereadora Carla Antunes, em representação do município, algumas lembranças e uma pequena cantarinha dos segredos. Depois de alguma dificuldade em descobrir o segredo, foi Raquel Seabra, responsável pelo Gabinete de Edcucação, que lhe desvendou o modo de beber por um artefacto tão característico da nossa região.
Após um primeiro “À Conversa com…” com “Mulheres Extraordinárias” e deste segundo momento com a presença de uma figurar ímpar preparamo-nos já para uma terceira edição que se realizará em Novembro e que contará com outra personalidade sui géneris, revelada brevemente.