30 Out. 2014

Gabinete da Educação distribui livro “A Brincar, Vamos Associar” a 500 alunos do 1º Ciclo do Concelho de Tondela

O Gabinete de Educação do Município de Tondela, em estreita colaboração com os dois Agrupamentos de Escolas de Tondela (Cândido Figueiredo e Tomaz Ribeiro), promoveram uma ação de sensibilização, junto dos alunos do 3º e 4º ano do 1º Ciclo. A iniciativa decorreu no passado dia 29 de outubro, tendo como mote o “associativismo” e contou com o apoio da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto e do Montepio Geral. O objetivo primordial passou por “semear a semente” do associativismo nestes alunos.

A primeira sessão decorreu no Centro Escolar de Campo de Besteiros onde estiveram presentes cerca de 60 alunos do 3º e 4º alunos, juntamente com os respetivos professores titulares, o responsável pelo primeiro ciclo, Professor Luís Viegas e Raquel Seabra responsável pelo Gabinete de Educação. A convite do Município, Miguel Torres, experiente dirigente associativo da conhecida Associação Cultural e Recreativa de Tondela – ACERT, mostrou aos alunos a importância do associativismo, evidenciando que, até no recreio para a realização de um jogo de roda ou para um jogo de futebol, precisam de se associar aos colegas.
Com o decorrer da sessão os alunos foram chegando à conclusão que, sem se aperceberem, estão todos eles associados, para realizarem as mais diversas iniciativas: dançar, brincar, jogar, estudar, trabalhar, conversar, entre muitas outras situações.
Depois de almoço, a sessão voltou a repetir-se no Centro Escolar de Tondela e contou com a presença de perto de 100 alunos, para além dos respetivos professores e do adjunto da Direção do Agrupamento, Professor Sérgio Rodrigues.
Os alunos do concelho que não puderam marcar presença nestas duas sessões irão também receber o livro. A curto prazo e depois de debatido o tema na sala de aula, pretende-se que os alunos possam remeter ao gabinete de educação os trabalhos fruto desta sessão. Não obstante, o verdadeiro fruto que se pretende obter será visível apenas daqui a alguns anos, quando outras motivações despertarem nestes jovens o interesse pelo movimento associativo.