03 Nov. 2014

Município de Tondela investe na aquisição de nova carrinha para mobilidade de cidadãos com deficiência

A “Educação para Todos” é um dos direitos fundamentais consagrados na constituição portuguesa. Em 1948 a Declaração Universal dos Direitos do Homem proclamava, no seu artigo 26º, que “Toda a pessoa tem direito à educação”.

Em 2014 celebramos 20 anos sobre a Declaração de Salamanca, que veio aprofundar os compromissos sobre a educação, de um leque alargado de 92 países, entre os quais Portugal. Esta declaração reforça a preocupação com a educação especial, salientando que “ (…) as crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso às escolas regulares, que a elas se devem adequar através duma pedagogia centrada na criança, capaz de ir ao encontro destas necessidades (…)”.
Ciente desta realidade, o Município de Tondela através do seu Gabinete de Educação, continua empenhado em fomentar uma política educativa assente no princípio da inclusão e da igualdade de oportunidades.
Reflexo desta preocupação, a partir do ano letivo 2014/2015, o serviço de transportes adaptados do Município - que contava até agora com uma carrinha de 9 lugares e outra adaptada para o transporte de cadeiras de rodas - passa a contar com uma nova carrinha de 9 lugares adaptada e capaz de transportar até duas cadeiras de rodas. Através de um elevador instalado na parte de trás, os alunos em cadeira de rodas dispõem agora de um novo veículo adaptado que lhes confere toda a facilidade num apoio social diferenciado com vista à melhoria das suas deslocações.
Trata-se de um investimento que procura a otimização dos serviços, apostando numa evidente melhoria da qualidade de resposta para com quem, diariamente, se depara com um conjunto de barreiras, essencialmente físicas mas que, sem um conjunto de adaptações, se podem tornar castradoras na igualdade de oportunidades.
Ao todo, cerca de 30 alunos usufruem todos os dias deste serviço de transporte, realizado por dois motoristas e uma assistente operacional, num total de mais de 1.250kms percorridos por semana. Para além dos transportes realizados dentro do concelho, são realizados alguns circuitos para outros municípios, nomeadamente para a sede da APPACDM em Viseu ou para a sede da mesma entidade em Vila Pouca, no vizinho concelho de Santa Comba Dão.
Além de uma região de bem-estar, Tondela é cada vez mais um concelho de referência também no plano das políticas educativas inclusivas.