18 maio 2015

Projeto de Desenvolvimento Juvenil de Golfe chega aos alunos do concelho de Tondela

Decorreu, no passado dia 14 de maio, a assinatura do Protocolo de Colaboração entre a Autarquia de Tondela, a Federação Portuguesa de Golfe, a Visabeira Turismo, o Clube de Golfe de Viseu e o Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro com vista à implementação do Projeto de Desenvolvimento Juvenil de Golfe para os alunos do concelho de Tondela.

A Federação Portuguesa de Golfe é responsável pelo desenvolvimento e implementação deste projeto que tem como principal objetivo proporcionar o ensino, a aprendizagem e a prática da modalidade desportiva “Golfe” às camadas mais jovens, envolvendo as instituições competentes e a sociedade civil.
Assim, será proporcionado o ensino, a aprendizagem e a prática desta modalidade desportiva aos alunos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, nomeadamente junto dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico de duas turmas do 4º ano de escolaridade, da Escola Básica de Campo de Besteiros, através das Atividades de Enriquecimento Curricular.
Na assinatura do protocolo estiveram presentes o presidente do Município, José António Jesus, o presidente da Federação Portuguesa de Golfe, Manuel Pinto Agrelllos, o administrador da empresa Empreendimentos Turísticos Montebelo, Sociedade de Turismo e Recreio, S.A., José Antunes, o presidente do Clube de Golfe de Viseu, Carlos Laranjo, e o diretor do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, Júlio Valente.
Nas suas intervenções, todos os presentes salientaram a importância de diversificar a oferta educativa e desportiva junto dos alunos mais jovens, promovendo uma modalidade que, na realidade, é passível de ser praticada por qualquer cidadão, contrariando o preconceito de que é um desporto de elites. Na verdade, é uma modalidade que pode ser praticada ao longo de toda a vida e que a nível mundial tem um impacto muito significativo.
O Município irá assegurar o transporte dos alunos para o campo de Golfe Montebelo, prestando todo o apoio institucional necessário e promovendo a prática de “Golfe Urbano” nos Parques do Concelho.
Por seu lado, a Federação Portuguesa de Golfe irá proporcionar formação aos docentes envolvidos no projeto e equipar o agrupamento com o equipamento necessário para a prática do golfe na faixa etária alvo do projeto.
O projeto estará em pleno desenvolvimento já no próximo ano letivo 2015/2016.