10 Mar. 2020

Mais saúde e mais sucesso nas escolas do concelho de Tondela

O projeto “+Saúde, +Sucesso”, dinamizado pelo Município de Tondela, em parceria com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, cofinanciado pela União Europeia através de Fundos Sociais Europeus, continua a marcar presença nas escolas do concelho de Tondela.

A Nutrição, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional são as três áreas que integram este projeto e, em estreita articulação com a comunidade escolar, procuram dar resposta às necessidades identificadas.
Às sessões de acompanhamento individual dirigidas a cerca de 70 crianças, acrescentam-se atividades que procuram promover a inclusão de todos os alunos na comunidade a que pertencem, bem como projetos que apostam numa linha de prevenção primária.
O reconhecimento de que os contextos imediatos em que a criança participa se configuram como potenciais influenciadores do seu bem-estar e desempenho académico, faz com que o projeto “+Saúde, +Sucesso” realize o esforço de ativar esses contextos em benefício das crianças e, como tal, é objetivo a existência de uma relação próxima com escolas e famílias, tendo também em vista a capacitação destas últimas.
No que diz respeito à área da Nutrição, continuam a ser realizadas as ementas e fichas técnicas, mensalmente, garantindo-se o seu cumprimento, bem como o acompanhamento direto das refeições dos alunos.
Além disso, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para hábitos de alimentação saudável, têm sido dinamizadas várias ações como são exemplo confeção de bolo de banana, pão saudável, lanches ou carolos (prato típico da região), com a participação de alunos, professores, auxiliares de ação educativa e famílias.
Mantêm-se ainda parcerias com outras entidades pertencentes à comunidade, como é exemplo o Centro de Saúde de Tondela, no projeto “Sopas.com”.
No âmbito de Terapia da Fala, cerca de 40 alunos foram avaliados e/ou acompanhados, individualmente, a fim de promover o desenvolvimento de competências de comunicação, linguagem oral e escrita, articulação verbal oral, entre outras, o que, em consequência, apresenta um impacto positivo no bem-estar, aprendizagem e sucesso académico dos alunos apoiados.
Mais de 30 alunos foram submetidos a rastreio, no último ano da educação pré-escolar, permitindo a identificação precoce de eventuais dificuldades e contribuindo para a criação de respostas face às necessidades verificadas.
É ainda objetivo “crescer juntos” ao promover a capacitação de educadores de infância e famílias, bem como dinamizar sessões de consultoria junto de crianças com dificuldades ligeiras/transitórias, a fim de garantir que o posterior ingresso no primeiro ciclo do ensino básico seja o mais harmonioso possível.
Relativamente à Terapia Ocupacional são acompanhados cerca de 30 alunos. Tendo como principal foco a melhoria de desempenho dos alunos na área da educação, são enfatizadas as suas forças de participação e desenvolvidas e estimuladas competências para colmatar os desafios de participação identificados, como são exemplo as competências de autonomia e desenvolvimento pessoal, as competências cognitivas, as motoras e de práxis e as sensoriopercetivas.
A estimulação e desenvolvimento das competências anteriormente mencionadas assumem um papel preponderante na melhoria de desempenho e participação dos alunos no seu dia-a-dia, sendo exemplos atividades como a escrita manual e competências inerentes a esta, o brincar, as atividades da vida diária, a participação efetiva na educação formal e informal, a participação social, entre outras, nos diferentes contextos (casa, escola e comunidade).
Por outro lado, e a fim de melhorar e rentabilizar o desempenho dos alunos em contexto sala de aula, procurando impactar no seu sucesso educativo, desempenho e envolvimento ocupacional, foram dinamizadas ações de sensibilização para dezenas de docentes do 1º Ciclo, com o intuito de identificar os desafios em sala de aula e fornecer estratégias e ferramentas a implementar em contexto.
Salienta-se a continuidade de uma intervenção sustentada numa abordagem centrada no aluno, que procura valorizar as suas forças de participação, potenciando a autodeterminação, inclusão e, consequentemente, o seu sucesso educativo.
A Terapia da Fala e Ocupacional deram ainda as mãos para falar da importância do brincar, dinamizando um Ciclo de Ações de Sensibilização para as famílias dos alunos que frequentam o pré-escolar, em ambos os agrupamentos, porque… “A brincar é que a gente se entende!”.