28 Jul. 2011

Turismo Religioso - Festa do Bôdo

A freguesia de Barreiro de Besteiros, concelho de Tondela, famosa por esta tradicional festa, que se realiza anualmente, no último domingo de Julho, continua este ano a tradição.

Ninguém sabe ao certo quando começaram estes festejos, mas trata-se de uma tradição já milenar, que começou com a intenção de pedir a protecção a Deus para as culturas agrícolas. Para agradar e agradecer a Deus pelos pedidos feitos, os agricultores mais ricos disponibilizavam para os mais pobres, um farto banquete. A estas oferendas chama-se “Bôdo”. Actualmente, depois da Eucaristia e da grandiosa procissão, ainda se realiza o almoço-convívio, debaixo da fresca sombra de árvores seculares, em que a população local e os visitantes participam nesta festividade com muito orgulho e alegria. Acredita-se que esta festa seja a única do género na Europa e, segundo alguns historiadores, até do Mundo. É um fabuloso espólio de cultura, que enche de orgulho as gentes da freguesia de Barreiro de Besteiros. Venha participar e viva os nossos costumes e tradições!

2011-12-16