A+ A A-

Guia do Utilizador | Perguntas Frequentes (FAQ)

1. Onde posso inscrever-me como leitor da Biblioteca Municipal?
A inscrição pode ser feita ao balcão da Biblioteca Municipal. Será necessário apresentar o cartão de cidadão e ceder as informações solicitadas (nome, morada, contactos, etc.). Será ainda tirada uma fotografia, para identificação.
A inscrição pode também ser feita online através do Portal da Rede de Bibliotecas de Tondela.

2. Quem pode inscrever-se como leitor?
Podem inscrever-se todos os cidadãos que residam, trabalhem ou estudem no concelho de Tondela, mesmo se temporariamente. 10

3. Tenho de estar inscrito como leitor para ter acesso aos livros e aos computadores?
A inscrição é necessária para beneficiar do empréstimo domiciliário e para poder utilizar os computadores da Mediateca. A inscrição não é necessária para o empréstimo presencial.

4. Como faço para encontrar o livro/DVD/CD que pretendo?
Qualquer livro/DVD/CD pode ser localizado através do catálogo online, disponível aqui. No átrio da Biblioteca Municipal, o utilizador tem à sua disposição um computador para fazer as suas pesquisas.

5. Posso aceder às estantes existentes nas salas de leitura?
Os utilizadores podem aceder livremente às estantes, salvo em situações excecionais devidamente assinaladas. A distribuição dos livros pelas estantes é feita por assunto, de acordo com a Classificação Decimal Universal, e, em seguida, alfabeticamente pelo apelido do autor.

6. Posso recolocar no lugar os livros retirados da estante?
O leitor deve deixar os livros que consultou em cima da mesa de trabalho ou na secretária do funcionário(a) em serviço na sala.

7. Como faço para levar para casa livros/DVD/CD?
Uma vez realizada a inscrição como leitor, bastar escolher até 3 livros/DVD/CD e pedir ao(à) funcionário(a) do balcão que proceda ao empréstimo domiciliário. Estão excluídos do empréstimo domiciliário as publicações periódicas, como revistas e jornais, os livros do fundo antigo e aqueles assinalados com o carimbo «Leitura na Biblioteca». 11

8. Quanto tempo posso ter os livros em casa?
A duração do empréstimo domiciliário é de 15 dias, renovável duas vezes por igual período de tempo.

9. A minha escola/ biblioteca/instituição pode fazer um empréstimo coletivo?
Sim. A Biblioteca Municipal pode efetuar empréstimos coletivos a escolas, bibliotecas ou outras instituições, devendo ele ser realizado por um representante devidamente identificado como tal.

10. Como faço para utilizar um computador da Mediateca?
Para requisitar um computador, é necessário indicar o número de leitor ao(à) funcionário(a) em serviço na sala.

11. A requisição de um computador da Mediateca está sujeita a limitações de tempo?
Sim. O tempo de utilização é de 30 minutos no caso de haver utilizadores em espera e se o computador estiver a ser utilizado para navegar na internet. A utilização dos computadores para a realização de trabalhos não está sujeita a limite de tempo.

12. Posso fotocopiar, fotografar ou digitalizar documentos pertencentes aos fundos da Biblioteca Municipal?
Sim, após autorização do(a) funcionário(a) em serviço na sala. Estes serviços, com exceção da fotografia, serão sempre executados pelo(a) funcionário(a) e estão sujeitos ao pagamento de uma taxa, devidamente afixada no local. Os livros e periódicos pertencentes ao fundo antigo ou em mau estado não poderão ser fotocopiados ou digitalizados.

13. Posso imprimir trabalhos ou outros documentos pessoais ou retirados da internet?
Sim. É, contudo, necessário dar essa indicação ao(à) funcionário(a) em serviço na sala. Este serviço está sujeito ao pagamento de uma taxa, devidamente afixada no local.

14. Como faço para consultar o arquivo da Família Tomaz Ribeiro?
A consulta do arquivo da Família Tomaz Ribeiro deve ser solicitada previamente, via correio eletrónico ou telefone, de forma a poder ser preparada e assegurada a sua disponibilidade.

15. Quais são os espaços que posso encontrar na Biblioteca Municipal?
A Biblioteca Municipal dispõe de duas salas dedicadas à leitura, ao estudo e à realização de trabalhos, uma direcionada para as crianças e adolescentes (Sala Infantil e Juvenil), a outra para o público adulto e jovem (Sala de Leitura).
Existe também uma Mediateca equipada com computadores que podem ser utilizados para navegar na internet ou para realizar trabalhos escolares e académicos. A sala está ainda equipada com leitores de DVD para a visualização de filmes ou de documentários.
A Biblioteca dispõe ainda de uma Sala Polivalente, utilizada como auditório ou como espaço aberto para exposições e outras atividades integradas na programação cultural.
Para mais informações ou esclarecimento de outras dúvidas, o leitor poderá consultar o «Regulamento Interno da Biblioteca Municipal» (AQUI) ou entrar em contacto através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone 232 811 128.

Agenda de eventos (2)

Próximos eventos (2)

Sorry, no events.

Câmara Municipal de Tondela © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: mixlife