12 maio 2010

Turismo Religioso - Festa das Cruzes - Guardão

A Festa das Cruzes realiza-se na freguesia do Guardão, no Concelho de Tondela, na Quinta-feira de Ascensão, no próximo dia 13 de Maio. É uma tradição antiga que se celebra há 325 anos e reúne os habitantes das freguesias de Castelões, do Guardão, de Santiago de Besteiros e de Campo de Besteiros. A Festa das Cruzes é também conhecida por “Ladainhas do Guardão”.

Do vale ouve-se o toque do sino da freguesia de Castelões, que como que “responde” à cerimonia do monte Cramol, ao mesmo tempo que a propaga às freguesias vizinhas. Assiste-se à missa campal e à bênção dos campos, a que se seguirá procissão à Capela de São Sebastião, terminando a festa com um grande desfile em que participam todas as freguesias. O dia é de festa e de tradições, e como tal durante a tarde e à noite podem assistir a um arraial com música variada. Venha visitar-nos e conheça os nossos costumes e as nossas tradições!