25 Jul. 2010

«Passadas D’Outros Tempos»

As Juntas de Freguesia de, Parada de Gonta e de Sabugosa, num exemplo louvável, “deram as mãos” e organizaram uma iniciativa que envolveu, conjuntamente, as populações das respectivas Freguesias. No passado Domingo, pelas 08:00H, já a mobilização se fazia sentir, tanto numa como noutra freguesia.

Em ambas, várias enfermeiras efectuavam testes de saúde verificando e dando a conhecer, os níveis de tensão arterial e outros, para que a «Caminhada», entre as duas Freguesias, não constituísse motivo de preocupação para os menos preparados. A população de Parada de Gonta percorreu o antigo caminho que ligava as duas Freguesias vizinhas e foi encontrar-se com a população de Sabugosa na antiga Estação de Caminho de Ferro, agora recuperada e ao serviço de uma Associação local – Grupo Ponte Velha. Ali, em pleno Polidesportivo, o Professor Luís Miguel Riquito orientou uma sessão de “Aeróbica” predispondo todos os presentes para uma prática desportiva salutar e motivadora. Depois de receberem um saco/mochila, oferecido pelo Município de Tondela e respectiva água refrescante, a “Ecopista do Dão” – já em fase adiantada de construção, serviu de itinerário para fazer a ligação com a Estação de Parada de Gonta e dali ao “Laranjal” – sede da ASSODREC (Associação de Solidariedade Social Desportiva e Recreativa). Naquele espaço de frondosas laranjeiras, o Padre João Dinis – Pároco na Freguesia de Parada de Gonta, celebrou Missa campal, onde todos puderam reflectir no silêncio sagrado do local previamente preparado para o efeito, pelo Grupo Coral da Paróquia. Logo ao lado e no final do retiro religioso, os participantes das duas Freguesias tinham um lauto almoço à sua espera, para saborear à sombra das laranjeiras que enchem de beleza natural todo o recinto.
A animação musical também foi repartida pelas duas Freguesias tendo o Grupo “Terras de Tomás Ribeiro” de Parada de Gonta, aberto o momento e, por parte de Sabugosa, o Grupo “Ponte Velha” que encerrou a festa.

A convite dos Srs. Presidentes de Junta envolvidos (Parada de Gonta, Sr. Luís Fernando Pereira e Sabugosa, Sr. Jorge Soares), o Sr. Presidente do Município, Dr. Carlos Marta, associou-se a esta iniciativa e envolveu-se, como é seu hábito, com todos os participantes demonstrando todo o apoio e carinho que sempre dá às iniciativas que promovam a saúde, qualidade de vida e, como neste caso, a união entre os povos.
Parada de Gonta e Sabugosa, na pessoa dos seus Presidentes de Junta, estão de Parabéns!