20 Jul. 2010

Turismo Religioso - Festa do Bôdo

Vai realizar-se na Freguesia de Barreiro de Besteiros, Concelho de Tondela a já famosa e tradicional festa do Bôdo, no último domingo de Julho. É uma festa com tradição quase milenar, tinha como finalidade rogar a Deus protecção para as culturas agrícolas.

Em troca desta desejada protecção, as pessoas mais abastadas ofereciam tudo o que era necessário (comida e bebida) para que os mais pobres tivessem uma farta refeição nas suas mesas. A estas oferendas chamava-se Bôdo. Actualmente, é um almoço de festa e gratidão pelas bênçãos alcançadas para além da manifestação religiosa oferecem a todos os presentes um almoço convívio ao ar livre. A população local, Concelhia e visitantes, participam nesta festividade com muito orgulho e alegria. Participe, conheça os nossos costumes e as nossas tradições!