18 Abr. 2012

Festa do Livro e da Leitura: a Lusofonia em Tondela

Realiza-se de 23 de Abril a 1 de Maio de 2012 a Festa do Livro e da Leitura, numa organização do Pelouro da Cultura do Município de Tondela, através da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.

O evento conta ainda com o apoio da Rede de Bibliotecas Concelhia e dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, além de um conjunto de instituições culturais que ajudarão a que a Festa do Livro e da Leitura se torne no grande acontecimento cultural do Concelho de Tondela. A Festa do Livro e da Leitura conta ainda com a XI Feira do Livro.

Todos os anos se apresenta uma temática nova, em torno da qual se projecta a maior parte das actividades. Assim para 2012, a Festa do Livro e da Leitura de Tondela escolheu a Lusofonia. Um vasto conjunto de actividades promovidas pelos Agrupamentos de Escolas, pela Escola Secundária de Tondela, pela Escola Secundária de Molelos, pelo Trigo Limpo – Teatro ACERT, pelo Cineclube de Viseu e muitas outras instituições, ligadas à leitura, à música, às artes e à história, contribuirão para dar a conhecer o que foi e o que é Portugal no Mundo. Escritores, oficinas, sessões de leitura, histórias dramatizadas, dança, teatro, música, poesia, teatro de marionetas, workshops, tudo em Tondela.
Do programa, destacamos os encontros com escritores e apresentação de livros: “A Mentira Sagrada” de Luís Miguel Rocha, “Intimidades Traídas” de Acácio Pinto, “Poemas do Meu Sentir” de Madalena de Melo, “A Flor de Abril: uma História da Revolução dos Cravos” com o escritor Pedro Olavo Simões. E ainda oficinas de escrita criativa, oficinas de introdução ao cinema, oficinas de ilustração e hora do conto. No sábado 28 de Abril a Casa da Leitura no Parque Urbano, com dramatização, leitura livre de pais e filhos, pinturas faciais, moldagem de balões e jogos ambientais.

Integrada nesta grande festa cultural, a final distrital do Concurso Nacional de Leitura, onde Tondela recebe centena e meia de alunos do 3º ciclo e ensino secundário para prestarem provas escritas e orais, numa verdadeira maratona de conhecimentos literários dos jovens portugueses.

Um programa a não perder.

Divisão de Cultura
Biblioteca Municipal