28 Jun. 2012

Tondela comemora os 150 anos de Amor de Perdição

Realizou-se no passado sábado, dia 23 de Junho, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, a sessão evocativa dos 150 anos da publicação de Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco.

Organizada pela biblioteca municipal e pelo Centro de Estudos Tomaz Ribeiro (CETR), o evento, além de promover a divulgação da obra de Camilo, dos estudos camilianos e de uma das suas vertentes mais profícuas, a relação com a Beira Alta, Tomaz Ribeiro e Parada de Gonta, foi também o momento para a apresentação e degustação do vinho comemorativo “Amor de Perdição” lançado pela Quinta do Cabriz/Dão Sul.
A cerimónia foi presidida pelo sr. Vereador do Pelouro do Turismo, Pedro Adão. Na mesa de honra, a acompanhá-lo, José Valle de Figueiredo, poeta, crítico literário, director do CETR, director/ coordenador da revista municipal Dom Jaime – Cadernos de Cultura, Paulo Sá Machado, jornalista, escritor, conferencista, membro de 24 confrarias enogastronómicas e a poetisa Filipa Duarte, grande impulsionadora junto da comunidade escolar do gosto pela poesia e colaboradora assídua dos prémios Jogos Florais/Jovem Revelação do Concelho de Tondela.
A cerimónia contou com três momentos: a conferência de José Valle Figueiredo “Camilo e a Beira”, onde pela mão do ilustre conferencista, profundo conhecedor da cultura camiliana ligada à Beira Alta, proporcionou a todos os presentes, um itinerário da geografia camiliana, não só através do Amor de Perdição, como também de outras obras emblemáticas, como o «Retrato de Ricardina», «A Doida do Candal» e «Noites de Lamego». Momento poético, da responsabilidade da poetisa Filipa Duarte e seu marido Santos Silva. Inauguração na sala polivalente, da excelente exposição intitulada “Iconografia de Camilo” da colecção particular de Paulo Sá Machado. Do espólio municipal, a exposição usufruiu de edições de obras de Camilo e um busto do fundo Tomaz Ribeiro.
O programa prosseguiu com a apresentação e degustação do vinho comemorativo da obra Amor de Perdição, produzido pela Quinta do Cabriz/Dão Sul. Para esta cerimónia, a especial colaboração da Escola Profissional de Tondela com os alunos do Curso de Técnico de Restauração, variante de Restaurante-Bar.
Uma iniciativa que aliou a cultura à enologia, promovendo os valores literários portugueses, as empresas e a região.

Divisão de Cultura e Comunicação
Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro