30 Jan. 2013

20 Novos Empreendedores dão a volta à Crise

No passado dia 28 de Janeiro, o Concelho de Tondela ficou a conhecer 20 novos empreendedores que, e não obstante a conjuntura recessiva que o país atravessa, resolveram arriscar e criar o seu próprio negócio.
Numa iniciativa conjunta, a Câmara Municipal e o Centro de Emprego de Tondela organizaram uma cerimónia simbólica de apresentação destes novos empresários que foram apoiados pelo Instituto Português do Emprego e Formação Profissional, totalizando um investimento de 295.103,99 €.

O Município, o IEFP e o empreendedor assinaram um Acordo de Desenvolvimento, cujo objetivo principal é o estreitamento de parcerias estratégicas e de ações concertadas de todos os atores intervenientes no desenvolvimento do território.
Paralelamente a essa cerimónia, e numa lógica de apoio aos empresários do Concelho, a Câmara Municipal de Tondela assinou também um Protocolo de Colaboração com a AIRV, que irá disponibilizar um técnico semanalmente com vista a ajudar todos os empreendedores que se queiram deslocar aos Paços do Concelho e aí encontrar soluções e novas propostas para o seu negócio.
Esta sessão foi encerrada com uma intervenção dos representantes das instituições parceiras.
Coube ao Dr. João Cotta, Presidente da AIRV a abertura deste momento, que sublinhou o empenho que a Câmara Municipal emprega no apoio às empresas do Concelho, estando permanentemente ao seu lado, ajudando assim na busca de soluções para os seus problemas. Este empresário e dirigente encorajou ainda todos os presentes contando o seu exemplo de vida, e que tal como eles, também arriscou, criou uma micro-empresa, que hoje já é média e líder de mercado da área em que opera.
De seguida usou da palavra Dr. Pedro Amaro em representação do IEFP, que deixou claro na sua intervenção a imensa alegria em apoiar desempregados que encontraram neste apoio uma ferramenta para criar o seu próprio posto de trabalho. O Sr. Delegado deixou também um desafio para os novos empreendedores; a aposta permanente na formação e qualificação, valorizando competências e usando instrumentos que o Instituto de Emprego tem ao dispor da comunidade, valorizando-se pessoalmente, profissionalmente e como consequência as empresas e o território.
Para finalizar, o Dr. Carlos Marta começou por agradecer a todos aqueles que resolveram empreender e escolheram Tondela para o fazer. De forma sucinta, o Sr. Presidente da Câmara Municipal enumerou algumas iniciativas que apoiam o empreendedorismo de base local, nomeadamente a baixa de impostos e taxas municipais, a boa rede de infraestruturas viárias e ambientais, e acima de tudo a proximidade entre autarcas e empresários, que encontram no Município um apoio permanente na resolução de pequenas dificuldades.
Carlos Marta salientou ainda que Tondela é um concelho diferenciado, que mesmo em tempo de crise apresenta projetos que vão criar emprego e investimento na Região, sendo, e graças à capacidade das suas gentes, uma referência regional e nacional.