07 Ago. 2013

“Ludoteca de Verão” na biblioteca: acção de sensibilização para a temática do abandono dos animais de estimação

“Os animais não são descartáveis! Não os Abandone!” Foi com este lema que os Serviços de Coordenação e Controlo Higio-Sanitário do Município e os Serviços Educativos da Biblioteca Municipal de Tondela realizaram nos dias 22 e 23 de Julho, com as crianças que frequentam a ludoteca de verão, uma atividade de sensibilização para a temática do abandono dos animais.

O objetivo desta acção foi motivar os mais jovens para serem cidadãos activos na mudança de mentalidades de uma sociedade que se quer mais responsável e atenta às questões do abandono dos animais de estimação. Com este propósito, sugeriu-se uma actividade prática que consistiu em construir um cão gigante a três dimensões reutilizando garrafas de plástico vazias, para ficar exposto no jardim exterior da Biblioteca Municipal, com a mensagem: “Os animais não são descartáveis! Não os abandone!” As crianças compreenderam a mensagem e empenharam-se bastante na tarefa, demonstrando bastante espírito crítico e grande sentido de responsabilidade. Foram duas tardes em que se evidenciou a entreajuda e o respeito pelos direitos dos animais.
A actividade realizou-se no âmbito da Ludoteca de Verão, programa gratuito de ocupação dos tempos livres organizado pelos Serviços Educativos da Biblioteca Municipal de Tondela e destinado a crianças dos seis aos doze anos de idade.

Divisão de Cultura e Comunicação
Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro